Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (Avec) investe em projetos de tecnologia para jovens
A Avec foi fundada em Belo Horizonte (MG) em 2001 por um grupo de educadores para promover educação, cultura, assistência social e respeito ao meio ambiente, por meio de projetos próprios ou em parceria com outras instituições.
O público-foco das atividades educacionais presenciais são estudantes das escolas públicas da cidade e da Região Metropolitana de BH, que recebem formação em tecnologia, ciências exatas, programação, robótica e informática.
A maioria das iniciativas e dos projetos acontece em uma universidade particular, que cede espaço para a associação. Somente ações administrativas são realizadas na atual sede, na capital mineira, mas está nos planos da Avec ter um local próprio que abrigue também seus projetos.
Em 2022, a associação manteve seis projetos ativos, dentre eles o Garotas Aplicadas, com o propósito de preparar meninas adolescentes para enfrentarem barreiras e preconceitos de gênero ainda presentes nas carreiras de ciências e tecnologias. Para promover a inclusão digital, o projeto Liga da Robótica, destinado a estudantes de 11 a 14 anos, ensina aos participantes os princípios básicos da programação e robótica.
O projeto on-line Liga da Informática – Grasshopper atende a alunas(os) do Ensino Fundamental e Médio e pessoas negras de outras cidades de Minas Gerais e de São Paulo.
Impacto do Programa de Fortalecimento Institucional
A partir do diagnóstico realizado em 2021, a AVEC definiu três prioridades para trabalhar até 2023, ano de encerramento do programa: atualizar seu plano estratégico para que se torne, de fato, uma ferramenta orientadora do trabalho da equipe, aumentar a captação de recursos (ambos objetivos alcançados) e construir memória institucional e documentos que possam embasar o trabalho da instituição, desafio que foi parcialmente atingido.
Para atualizar o plano estratégico, colaboradores, voluntários, familiares dos beneficiados e pessoas que fizeram parte da história da AVEC participaram do workshop “Construindo o futuro”. Como resultado, foram estabelecidas metas e atividades para os anos de 2022 e 2023, além da redefinição da missão, visão e valores da instituição e o início da elaboração de indicadores.
Com o objetivo de ampliar a receita, a instituição passou a contar com diferentes recursos, como os editais. Em 2022, foram submetidos seis projetos; desses, uma proposta foi bem-sucedida, com foco nas leis de incentivo, para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte. Ainda aguardam o resultado dos demais editais. A Avec também firmou parceria com a Associação Profissionalizante do Menor para disseminar um de seus cursos.
Dentro do desafio de construir a memória da organização e os documentos que apoiem seu trabalho, a equipe elaborou materiais institucionais que sistematizam as metodologias utilizadas no atendimento em serviço social, nas estratégias e orientações para a comunicação e no projeto político pedagógico institucional.
Para fortalecer e profissionalizar ainda mais a organização, foram contratados cinco colaboradores. O restante do time ainda é formado por voluntários. Uma parte da equipe passou por uma capacitação sobre compliance e agora está trabalhando para definir as atribuições dos funcionários, desenvolver um código de conduta e implementar uma cultura que promova diversidade e inclusão.
Neste ano, a Avec tem se dedicado à captação de recursos via Fundo da Infância e do Adolescente com a implementação do projeto Inovação e Inclusão Digital, aprovado no Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente (CMDCA). Também pretende qualificar e ampliar o acesso de estudantes de escolas públicas aos seus projetos.
“AVEC aprendeu muito! O plano de desenvolvimento institucional permitiu que a instituição olhasse para si criticamente e desenvolvesse ações para avançar na gestão. Foi uma iniciativa que envolveu os participantes da associação e contribuiu para o engajamento de um número maior de pessoas nas ações planejadas para 2022.”
Carmelita Vidigal, presidente da Avec