Com apoio do Programa, Associação das Famílias da Casa Familiar Rural de Santarém passa a emitir diplomas para seus estudantes
A Associação das Famílias da Casa Familiar Rural de Santarém está localizada no Ramal Santa Maria, na capital do Pará. Sua fundação, em 1999, foi iniciativa do Fórum da Produção Familiar, que reuniu oito organizações voltadas ao desenvolvimento de famílias de agricultores locais. Tem como objetivo ofertar uma educação diferenciada aos filhos de agricultores com base no sistema da Pedagogia da Alternância.
A metodologia define o tempo em que o estudante permanece na Escola Comunitária Casa Familiar Rural e outro em que se dedica aos afazeres na propriedade de sua família, aplicando as práticas e os conhecimentos técnico-científicos aprendidos no curso que frequenta.
O público-alvo das ações educacionais são jovens das comunidades quilombolas e ribeirinhas de Santa Maria, Boa Vista (Rio Arapiuns), Amorim e Surucuá (Rio Tapajós), Ituqui (Planalto) e Rocinha (região periurbana). Em 2022 atendeu cerca de 50 pessoas.
A associação oferece Ensino Médio profissionalizante, que envolve visitas de campo para conhecer experiências de práticas agrícolas; visitas às propriedades dos educandos para ter contato com diferentes realidades familiares; visitas de intercâmbio; campanhas de conscientização ambiental; e participação em atividades coletivas de caráter ambiental.
Impacto do Programa de Fortalecimento Institucional
No Plano de Desenvolvimento Institucional, a associação definiu três objetivos para trabalhar entre 2021-2023 (período previsto pelo edital): criar uma estrutura de organização e sistematização de dados da associação e da Escola Comunitária Casa Familiar Rural; qualificar o processo de participação interna por meio da gestão compartilhada dos agentes da Pedagogia da Alternância; e qualificar a gestão política administrativa da associação e do conselho pedagógico da escola, todos parcialmente atingidos.
Segundo membros da associação, uma das maiores conquistas nesses 22 anos de história, resultado do Programa de Fortalecimento Institucional, foi a regularização da documentação burocrática da escola junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE), ao Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), e junto ao Conselho Federal os Técnicos Agrícolas (CFTA), para expedição de documentos e diplomas dos alunos.
“A parceria com o Instituto Unibanco viabilizou a diplomação de nossos alunos, desde o primeiro curso. Isso é uma grande oportunidade para nós, jovens agricultores, que queremos ir para o mercado de trabalho. Não tem nem explicação o que a gente sente com o estudo, com o aprendizado. Só tem a somar”, reforçou Elias Pinto Rego, ex-aluno e presidente da associação.
Com toda essa mobilização, foi possível organizar os dados e históricos dos estudantes egressos em fichas individuais.
A contratação de uma pedagoga e uma caseira para a escola também são frutos de um trabalho de três anos. Neste ano, a associação vem se dedicando à elaboração de novos projetos e à captação de recursos que apoiem a continuidade das atividades da escola. Também pretende aplicar uma pesquisa participativa para formar novas turmas.
“O programa nos ajudou a melhorar as relações de trabalho no que diz respeito à gestão, organização e ao planejamento, pois mesmo diante de inúmeras dificuldades enfrentadas, a diretoria atual tem se empenhado ao máximo para encaminhar todas as decisões tomadas em reunião.”
Elias Pinto Rego, presidente Associação das Famílias da Casa Familiar Rural de Santarém