Mais Diferenças investe na gestão e na coesão da equipe para fortalecer a instituição
Localizada na cidade de São Paulo desde sua fundação, em 2005, a Associação Mais Diferenças foi idealizada por um grupo de pessoas com e sem deficiência com larga trajetória na defesa dos direitos humanos. Realiza um amplo trabalho nos campos da educação e cultura inclusivas e acessibilidade por meio de assessoria, formação, produção de conteúdos e de materiais, com atuação nacional e internacional.
A instituição não faz atendimento direto e, ao longo de quase 20 anos, desenvolveu e participou de mais de 140 projetos relacionados à educação e cultura inclusiva, além de tornar cerca de dois mil produtos e serviços acessíveis às pessoas com deficiência, dentre livros, exposições, jogos, vídeos etc. Todas essas iniciativas já alcançaram mais de 600 mil pessoas e contribuíram para a inclusão de mais de 10 mil estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades e superdotação em escolas regulares.
A Mais Diferenças trabalha com a produção coletiva de saberes e práticas, valorizando as múltiplas formas de ser e estar no mundo, porque acredita que inclusão e acessibilidade são formas de abarcar a diversidade. Também prioriza a atuação em rede, mantendo constante diálogo com outras organizações da sociedade civil, comunidade acadêmica, poder público, órgãos públicos e privados, organismos internacionais, pessoas com deficiência e suas famílias. A instituição participa de campanhas e redes temáticas na defesa dos direitos à educação, cultura, audiovisual, livro e leitura e direitos humanos, dentre outros, sempre com foco na inclusão.
Na área da educação, os beneficiários são crianças, adolescentes, jovens e pessoas com deficiência.
Impacto do Programa de Fortalecimento Institucional
O Mais Diferenças definiu como prioridade trabalhar três objetivos em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, de 2021 a 2023: diversificar o financiamento, cujas ações foram iniciadas; sistematizar, pactuar e compartilhar com a equipe as diretrizes estratégicas e institucionais da organização, objetivo parcialmente atingido; e priorizar a gestão de pessoas, desafio que vem sendo trabalhado pela instituição.
A equipe está mais coesa, porque conta com uma agenda de reuniões semanais para discutir diferentes pautas como gestão de pessoas, ajustes em documentos internos e produção do relatório anual de atividades.
Também criou uma dinâmica em que é possível analisar as demandas e não se comprometer com aquelas cujos prazos são muito curtos, desestabilizando o dia a dia da equipe. “Hoje conseguimos fazer uma avaliação mais rápida de processos de trabalho para saber se são ou não interessantes para organização, rejeitando o que não converge com os interesses institucionais”, explicou Thais Martins, coordenadora de pesquisa e advocacy do Mais Diferenças.
Com o objetivo de fortalecer a equipe, os feedbacks passaram a ser feitos mensalmente em conversas individuais, o que gerou um impacto bastante positivo, como contou Thais: “Para os que estão na organização há mais de dez anos foi uma surpresa e uma alegria ter esse espaço de fala, um bate-papo para a gente se entender em momentos em que estamos fragilizados por conta de algumas questões internas e externas”.
A contratação de uma consultoria jurídica foi outro avanço a partir do edital do Instituto Unibanco. Com essa assessoria, a organização atualizou os materiais acessíveis que desenvolveu, como áudio descrição e intérprete de libras, dentro das conformidades exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados. Também adaptou procedimentos nas relações com parceiros e prestadores de serviços para garantir a segurança jurídica da instituição.
“O suporte técnico e financeiro oferecido pelo Instituto Unibanco ao longo desses três anos foi importante para garantir um tempo de amadurecimento das reflexões, possibilitando o aprimoramento contínuo dos processos e das diretrizes de gestão. Viabilizou, também, investimento na formação interna nas áreas de captação de recursos e advocacy. Nas áreas de comunicação e tecnologia, tornou possível investir em manutenção de computadores e assinaturas de ferramentas de comunicação”, ressaltou Thais.
Em 2023, a Mais Diferenças se dedicou a diversificar as fontes de financiamento e desenhar os processos de construção e compartilhamento das diretrizes institucionais com a equipe para fortalecer sua a gestão interna.
“As reuniões semanais que implementamos foram um grande avanço. Ter um espaço de diálogo que não esteja ligado às atividades cotidianas da organização deu uma oxigenada nas relações e é algo que pretendemos fazer regularmente, pois melhorou a sinergia da equipe e a tomada de decisões sobre questões importantes”.
Thais Martins, coordenadora de pesquisa e advocacy do Mais Diferenças.