Webinário promove debate sobre gestão de pessoas no ambiente escolar
Evento realizado pelo Instituto Unibanco e pelo Movimento Profissão Docente reuniu especialistas para discutir estratégias de gestão de equipes escolares durante a pandemia
No dia 28 de julho, o Instituto Unibanco e o Movimento Profissão Docente promoveram o webinário Gestão de pessoas na Educação: olhar estratégico em tempos de pandemia, 18º encontro do ciclo Educação para Juventudes. Para discutir as questões que tangem o tema, foram convidados Cibele Franzese, professora e vice-coordenadora da graduação de administração pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Haroldo Rocha, líder do Movimento Profissão Docente; e Graziele Andriola, diretora do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Paraná. Com transmissão ao vivo no canal do Instituto no Youtube e tradução simultânea em libras, o evento teve fala de abertura de Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, e mediação de Mirela de Carvalho, gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto.
Abrindo o evento, Ricardo Henriques falou sobre a importância do Guia Gestão de pessoas na Educação – Um olhar estratégico em tempos de pandemia, publicação lançada na ocasião.
“Esse material foi preparado com o objetivo de apoiar as equipes responsáveis por gestão de pessoas nas redes públicas, pensando seleção e, sobretudo, desenvolvimento profissional ao longo da carreira. Essa é uma agenda muitas vezes não trabalhada pela gestão pública e o guia tenta trazer uma reflexão propositiva para esta pauta”, afirmou.
Começando o debate, Cibele Franzese, uma das autoras do Guia apresentou a metodologia aplicada na produção da publicação.
“Inicialmente, discutimos diversas questões importantes que tangem uma gestão estratégica de pessoas de forma mais geral. Depois, pensamos o que seria diretamente mais relevante para gestão educacional no âmbito da pandemia e, a partir disso, elaboramos sugestões nos seguintes tópicos: Gestão e emprego; Gestão de relações sociais; Gestão de carreiras; Gestão do desempenho; e Gestão de contratações”, destacou.
Na sequência, Haroldo Rocha apresentou como foi fundado e qual a atuação do Movimento Profissão Docente.
“que é resultado de uma ação coordenada entra seis instituições, dentre elas o Instituto Unibanco. O objetivo dessa união foi possibilitar produções de importantes estudos sobre Educação Pública brasileira, como foi o caso do Guia. E para além disso, o nosso movimento tem como meta apoiar os estados e os municípios na implementação dessas ideias e projetos”, pontuou.
Encerrando as apresentações, Graziele Andriola falou sobre a necessidade de entender as especificidades e particularidades do departamento de Recursos Humanos da Educação. A partir da sua vasta em trajetória em Recursos Humanos em órgãos públicos de Educação, Graziele compartilhou que foi preciso repensar os processos e as metodologias para melhor atender as equipes durante a pandemia.
“Com a pandemia, a gente precisou se reinventar. Aqui na secretaria, nós conseguimos trabalhar para que cada regional pudesse fazer de acordo com as necessidades de seus funcionários. Agora conseguimos perceber que uma parte boa disso tudo é o maior e mais efetivo uso das tecnologias em nossos processos”, destacou.
Mirela de Carvalho encerrou o encontro ressaltando que no Fórum Mundial de Educação de 2015, na Coréia, foi firmado o compromisso de assegurar uma Educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidade de aprendizagens ao longo da vida para todos e explicou que
“os departamentos de Recursos Humanos são imprescindíveis para atingir esse objetivo de desenvolvimento sustentável que é aprender ao longo de toda a vida”, encerrou.
Para assistir à gravação do webinário Avaliação de aprendizagem por seus protagonistas acesse:
No dia 4 de agosto, às 16h, o próximo evento é parte de uma série de quatro encontros promovidos em parceria com a Frente Parlamentar Mista de Educação (FPME) para discutir “O protagonismo do legislativo e os planos para educação”. O primeiro deles abordará as iniciativas legislativas criadas para minimizar os impactos da pandemia na educação, como o PL 486/2021, que estabeleceu as normas excepcionais de educação diante da suspensão das aulas presenciais, e o PL 284/2021, que buscou garantir a segurança alimentar dos estudantes, entre outros.
Os convidados para discutir o assunto são o Prof. Israel Batista, deputado federal (PV-DF) e presidente da FPME; Luiza Canziani, deputada federal (PTB-PR) e integrante da FPME; e Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação. A mediação será de Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco.
Abertos ao público, os eventos online integram o Ciclo de webinários “Educação para Juventudes”, transmitido ao vivo todas as quartas-feiras, a partir das 16h, no canal do Instituto Unibanco no YouTube: