Adevic avança na qualificação da equipe e na maior participação de associados
Fundada em 1996, a Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic), no município de Canoas (RS), é a única entidade da região metropolitana de Porto Alegre que oferece atendimento especializado. Para isso, mantém uma equipe capacitada e parcerias com órgãos públicos e organizações sociais, além de estar ativamente em conselhos de direitos e das redes de atendimento do município.
Atualmente, tem se dedicado a angariar fundos junto ao poder público e privado para construir um novo bloco em sua sede. O objetivo é ampliar o atendimento e, também, focar em ações de prevenção da cegueira.
Para além da oferta de serviços de saúde, a associação implementa projetos para melhoria da qualidade de vida e inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias em diferentes espaços sociais. Dentre as iniciativas estão a “Brasilidade sensorial”, que oferece oficinas de teatro, música e dança; “Caminhos da inclusão”, com oficinas e capacitação para pessoas com deficiência visual, agentes públicos, professores, comunidade, familiares e cuidadores dos municípios da região metropolitana de Porto Alegre; “Capacitando e quebrando preconceitos”, que cria as condições necessárias para a formação profissional de pessoas com deficiência visual, física e intelectual, ofertando cursos de técnico em massoterapia e de rotinas administrativas e comerciais; “De carona com a inclusão”, em que voluntários e profissionais do serviço social realizam o acompanhamento domiciliar e mensal de famílias beneficiadas pela associação; “Habilitação e reabilitação: alicerces para a inclusão social das pessoas com deficiência, idosos e seus familiares” com iniciativas que promovem cuidado e desenvolvimento; e “Educação especial” para atender crianças e adolescentes com deficiência visual, deficiência múltipla, intelectual e física, transtorno global do desenvolvimento, déficit de fala ou com dificuldades de aprendizagem, para a aquisição de habilidades e competências necessárias ao seu processo de aprendizagem.
O público-foco das ações da Adevic são crianças, adolescentes, jovens e pessoas com deficiência. Em 2022, a associação atendeu cerca de 500 pessoas.
Impacto do Programa de Fortalecimento Institucional
Durante a participação da Adevic no programa, de 2020 a 2023, a associação trabalhou três objetivos no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): desenvolver e Implementar um Plano de Gestão Estratégica; descentralizar o processo de governança, ampliando o engajamento de outros participantes; e qualificar o processo de planejamento dos programas e projetos, metas que foram parcialmente atingidas. A instituição contratou uma consultoria externa para realizar um diagnóstico institucional e uma pesquisa juntos aos seus diferentes públicos com o objetivo de reunir subsídios para desenhar o planejamento. Os resultados foram sistematizados em um relatório, debatido no final de 2022. Uma das ações resultantes desse processo foi a formação de um grupo responsável por estimular as lideranças, por meio de encontros mensais de formação sobre os direitos das pessoas com deficiência visual, a fim de que se sintam motivadas a fazer parte da diretoria, que atualmente é composta por quatro pessoas, todas com deficiência visual.
“De todos os assuntos abordados durante as discussões, a equidade racial foi a que mais impactou internamente a equipe e a diretoria da entidade. Normalmente focamos a nossa atuação na pessoa com deficiência, mas acabamos não discutindo os recortes existentes dentro do nosso público e suas demandas ou especificidades”.
Luciane Cabral Naibert, gestora de projetos e administrativo
Para organizar dados quantitativos de atendimento e demandas dos públicos-foco, a Adevic adotou o sistema Argus, que compila essas informações, sendo acessível para pessoas cegas.
A equipe foi ampliada, com novas contratações, e todos os colaboradores passaram por formações relacionadas às suas áreas de atuação, do atendimento e avaliação funcional à educação inclusiva. A comunicação interna e externa também avançou com a chegada de um profissional para a área.
A organização passou a dar assessorias para escolas regulares, que possuem alunos com deficiência visual, ofertando, também, formação para professores com o propósito de fomentar e viabilizar a inclusão desses estudantes, com qualidade. Para 2023, a Adevic quer implementar o Plano de Desenvolvimentos Institucional e ampliar a oferta de atendimentos e de serviços.
“Os principais avanços de 2022 foram uma maior participação dos associados e familiares nas ações institucionais da entidade, capacitação da equipe técnica e as parcerias desenvolvidas com as escolas públicas.”
Luciane Cabral Naibert, gestora de projetos e administrativo da Adevic