Bem TV atua na comunicação popular com projetos que fortalecem a educação dos jovens
A Bem TV , localizada no centro de Niterói (RJ), foi fundada em 1990 por dois estudantes de jornalismo que sonhavam usar a comunicação como estratégia para a construção de uma sociedade mais solidária.
Atualmente, a associação atua em educação, assistência social e comunicação, tendo como públicos-foco crianças, adolescentes, juventudes e a população negra de Niterói (Morro do Estado e Caramujo); São Gonçalo (Jardim Catarina e Bom Retiro) e Rio de Janeiro (Pavuna e Maré).
Em 2022, atendeu cerca de 200 pessoas, oferecendo, na área da educação, formação no contraturno em Tecnologia da Informação e Comunicação para estudantes e desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas para professores.
Ao lado de outras organizações, que formam a Rede Niterói Cidade Educadora, a Bem TV está construindo um diagnóstico da situação educacional do município. Para isso, atua pelo desenvolvimento comunitário, fazendo a articulação com igrejas, escolas de samba, postos de saúde, dentre outras instituições locais. Esta e outras iniciativas atendem ao propósito do programa do Instituto Unibanco em fortalecer as organizações para que qualifiquem a área da educação dos territórios.
A Bem TV também participa ativamente de organismos formais, como o Conselho Municipal de Juventude (CMJ), Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA), Conselho Municipal de Igualdade Racial, Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, Comunicativistas (movimento pela democratização da comunicação), além de responder pela gestão e articulação da Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra,projeto que promove a inclusão das juventudes negras no mercado de trabalho.
A gestão transparente e ética da instituição, assim como o trabalho eficiente de promover cultura para as populações do território há mais de 30 anos, têm chamado a atenção de lideranças e decisores, gerando oportunidades para a organização e, também, para seus egressos. Foi o caso de Daniela Araújo, ex-coordenadora executiva da Bem TV. Ela chegou à instituição quando tinha 14 anos, para frequentar um curso de produção audiovisual. Seu crescimento pessoal e profissional acompanhou a história da Bem TV, inclusive quando a organização foi selecionada pelo edital. “Aprendi muito sobre rede de colaboração, gestão administrativa e gestão de pessoas e essa experiência me abriu portas para que hoje eu pudesse me aventurar com mais segurança em novos caminhos”, afirmou Daniela. Atualmente, ela é Subsecretária de Cultura de Niterói.
Impacto do Programa de Fortalecimento Institucional
A Bem TV definiu três desafios para trabalhar até 2023, levantados pelo diagnóstico inicial, realizado em 2021: equilibrar o percentual das fontes de receita, mobilizando novos recursos (lei de incentivo e Bem TV produções), identificar e definir rotinas para monitoramento físico-financeiro, por meio da integração das áreas e das macro ações, ambos parcialmente atingidos, e alinhar objetivos institucionais com aspirações individuais dos profissionais para garantir uma equipe motivada e engajada, propósito atingido.
A associação está desenvolvendo um plano de mobilização de receita, com definição sobre o que, como e onde quer captar. Para isso, identificou e se apropriou das dinâmicas dos diferentes tipos de recursos, realizou benchmarking com outras organizações sobre processos de captação e projetou custos para os próximos anos.
O plano de negócios da Bem TV Produções também está em processo de construção com o objetivo de ampliar a sua capacidade de produção e disseminação de projetos.
Para integrar as áreas e as macro ações, a instituição descentralizou as atividades e as decisões, criando espaços de troca e diálogo entre a direção e os colaboradores, o que resultou em maior autonomia das equipes. Esse novo modelo de trabalho, inicialmente, sofreu resistências, mas os bons resultados levaram a uma avaliação positiva do time.
Os colaboradores participam do planejamento institucional, realizado uma vez ao ano, e a partir dele são desenhados os planos de desenvolvimento pessoal, com questões sobre o trabalho e expectativas de cada um, ajudando os gestores a conhecerem os interesses das pessoas a fim de que possam se apoiar mutuamente.
A instituição também investiu na comunicação, com a contratação de um profissional para coordenar a área, renovação e ampliação da equipe e atualização de mídias e ferramentas. As mudanças possibilitaram a articulação entre os processos de comunicação institucional e a comunicação programática, fortalecendo o desenvolvimento da associação e a mobilização de recursos.
Neste ano, a Bem TV pretende finalizar a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), com definição de cargos, salários, funções e responsabilidades para reduzir a atual sobrecarga de trabalho. O documento pode ser um bom referencial para outras instituições que tenham o mesmo desafio. A organização também pretende consolidar a gestão de processos para que seja descentralizada, com equipes mais autônomas e estruturadas por macroações.
“O fortalecimento institucional é um processo contínuo, que exige uma delicada firmeza e uma firme delicadeza para que seja legítimo, envolvendo os diferentes atores da instituição. Também carrega uma grande complexidade por envolver inúmeras dimensões. O Programa de Fortalecimento Institucional tem caminhado de forma cuidadosa com a Bem TV, para que esse efeito de maturação aconteça de maneira orgânica a partir da construção coletiva e de trocas potentes entre pares.”
Paula Latge, coordenadora-executiva da Bem TV