TOPO

Com apoio do Instituto Unibanco, vídeo informa estudantes capixabas sobre o Novo Ensino Médio

15/12/2021 | Editado em 15/12/2021 10:45

Ao mesmo tempo simples e com conteúdo aprofundado, vídeo responde em poucos minutos principais dúvidas sobre mudanças no Ensino Médio

Com estudantes como entrevistadores, programa reuniu cinco especialistas para tratar do Novo Ensino Médio

Um vídeo com linguagem simples, em que dois estudantes questionam especialistas sobre o Novo Ensino Médio, ao mesmo tempo em que os espectadores aprendem sobre as mudanças – gigantescas – em implantação nessa importante fase do ensino brasileiro. Assim é o vídeo “O Novo Ensino Médio Capixaba”, produzido pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu-ES), por meio da Gerência de Ensino Médio (GEM), em parceria com o Instituto Unibanco.

Com 28 minutos de duração, o vídeo explica as principais questões que envolvem o Novo Ensino Médio, desde as motivações para a transformação até o que efetivamente muda no dia a dia dos alunos e das escolas.

“Essa reforma vem muito para tentar fazer com que o Ensino Médio faça sentido na vida de muitos estudantes”, explica Tiago Torres, analista de Pesquisas Sociais do Instituto Unibanco. “Não só os estudantes, como professores, diretores, toda a rede precisa estar bem imbuída e bem comunicada do que está sendo pensado pela secretaria”, analisa.

Tiago conta que os próprios estudantes participantes deram o tom do vídeo, um material pensado para “ter formatos para rede social, para podcast, pensando sempre no pós-vídeo, pensando em onde ele vai poder ser acessado e compartilhado por esses diferentes jovens”.

Comunicação ampla

Segundo Rosângela Vargas Davel Pinto, gerente de Ensino Médio na rede de Educação do Espírito Santo, o vídeo teve boa aceitação entre os alunos.

“Ele transmitiu mais segurança para os estudantes no processo de escolha dos itinerários formativos e melhor entendimento da configuração do Novo Ensino Médio”.

Rosângela explica que o vídeo fez parte de um conjunto de ações voltadas à divulgação do Novo Ensino Médio, que incluiu questionário com os estudantes, Guia do Estudante, catálogo de Itinerários Formativos e um aplicativo para a jornada de aprendizado, além das informações divulgadas no site do Novo Ensino Médio, criado também neste ano, além de toda a divulgação nas redes sociais da secretaria.

A íntegra do vídeo está disponível no canal da Sedu-PI no YouTube:

Compartilhe esta notícia!