Cultura de paz, diversidade e inclusão são temas de seminário realizado pelo Instituto Unibanco e Seduc-CE
O Seminário Internacional Educação Cidadã e Convivência Democrática, realizado no último dia 12 de novembro pelo Instituto Unibanco, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE), marcou o Dia do Diretor Escolar com reflexões sobre a importância de promover uma educação voltada para a cidadania e a construção de espaços escolares que valorizem a diversidade e a mediação de conflitos. O evento, realizado em formato híbrido, teve programação tanto em São Paulo quanto em Fortaleza, conectando gestores e especialistas de diversas partes do país.
Para uma plateia composta por cerca de 120 profissionais representantes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), o evento transmitiu ao vivo a abertura feita pelo superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, e a palestra magna do professor da Faculdade de Educação e diretor do Centro de Políticas Educacionais Comparadas da Universidad Diego Portales (UDP), Cristián Cox.
Em sua fala, Ricardo ressaltou que, segundo diversos estudos, um clima escolar negativo pode afetar significativamente o desempenho dos alunos. Por outro lado, um ambiente de respeito mútuo e colaboração é decisivo para o sucesso acadêmico e para a percepção positiva dos estudantes sobre a escola. “Educar é, em essência, formar cidadãos. A escola deve ser um reflexo de nossa sociedade democrática, onde todos se sentem respeitados e valorizados, independentemente de suas diferenças”, afirmou.
Cristián Cox, por sua vez, ressaltou que a escola é um espaço único de convivência e aprendizado coletivo, onde os alunos são desafiados a interagir com realidades diversas e a desenvolver a compreensão de seu papel na sociedade. Segundo o professor, a escola é o primeiro lugar onde as crianças e jovens entram em contato com a pluralidade de ideias, culturas e valores que compõem a vida democrática.
Finalizada a transmissão, a programação cearense seguiu com palestras presenciais focada na construção de espaços escolares inclusivos e na importância de fomentar uma educação cidadã pautada na mediação de conflitos. Foram discutidos temas como a melhoria do ambiente escolar, a garantia das aprendizagens, a redução da evasão escolar e o impacto positivo nas comunidades.
Kelem Freitas, coordenadora de Acompanhamento e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem, deu as boas-vindas aos participantes, destacando que a gestão focada em resultados não se limita ao alcance de metas, mas visa, sobretudo, proporcionar aos jovens as condições necessárias para que possam traçar seus projetos de vida e adquirir competências, como leitura de mundo, letramento e conhecimento matemático, dando significado ao que aprendem.
“O principal objetivo deste seminário é promover o diálogo sobre a cidadania no ambiente escolar e a construção de um clima escolar positivo, com a prevenção da violência. A Seduc, nesta gestão, tem trazido um olhar atento à diversidade e ao acolhimento, implementando políticas públicas voltadas para a maioria, que muitas vezes é tratada como minoria. Não podemos falar de Spaece (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica) sem considerar o acolhimento pedagógico, nem de diagnóstico sem pensar em estratégias que façam o aluno se sentir parte da escola”, afirmou.
Já Jackson Carvalho, da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade da Seduc, mencionou o trabalho da equipe no apoio às escolas para que enfrentem desafios como misoginia, racismo, capacitismo e outras formas de discriminação, promovendo práticas que humanizam o ambiente escolar. “Estamos preparados para estabelecer um diálogo com as unidades de ensino. Oferecemos palestras, oficinas e disponibilizamos materiais estruturados no site da Seduc, sempre com foco na construção de uma escola plural e acolhedora”, concluiu.
No encerramento da programação, os participantes conheceram iniciativas bem-sucedidas de escolas da rede pública estadual, como o projeto “Além das Cores”, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Integrada 2 de Maio, e a iniciativa “Paredes que falam: a diversidade em cada espaço”, da Escola Jociê Caminha, que promovem a valorização da diversidade e a construção de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.
Com informações da Ascom da Seduc-CE.