Formação apresenta Jovem de Futuro a novos diretores em Minas Gerais
Novos gestores escolares tiveram a oportunidade de conhecer o Circuito de Gestão, ouvir sobre liderança pedagógica e trocar experiências com pares
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e o Instituto Unibanco promoveram, de 30 de maio a 1º de junho, a formação para novos diretores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Araçuaí, Carangola, Juiz de Fora, Metropolitana A e C, Muriaé, Poços de Caldas, Ponte Nova, São João Del Rei, Sete Lagoas e Unaí. Realizado em Belo Horizonte, o encontro integra uma série de formações, iniciados em 23 de maio, e tem como foco apresentar o programa Jovem de Futuro e sua metodologia, o Circuito de Gestão, aos diretores recém-empossados da rede estadual de educação mineira. Para tanto, contou com a participação de Ricardo Henriques, superintendente-executivo, e Maria Julia Azevedo, gerente de Implementação de Programas e Projetos Educacionais, ambos do Instituto.
Durante o evento, os participantes conheceram o programa Jovem de Futuro por meio de atividades envolvendo dinâmicas em grupo, nas quais tiveram a possibilidade de falar sobre seu histórico profissional, a cultura mineira e a história da educação de Minas Gerais. Ainda no primeiro dia de formação, os diretores estudaram como o modelo de gestão pedagógica do Jovem de Futuro pode ser aplicado em suas escolas, refletindo a realidade de cada unidade educacional.
Na sequência, os gestores apresentaram histórias mapeadas dentro de seus subgrupos, possibilitando o compartilhamento de experiências e o debate sobre o que é ser um educador. “Todos aqui escolheram educação, ou foram escolhidos pela educação. Eu entendo que precisamos entrar numa gestão para transformar. E transformar na educação é ser forte em cada ação, em cada atitude, porque mudamos um pouco a vida de cada um. O Jovem de Futuro é o jovem que está lá esperando por nós. O que vamos fazer é colocar um plano em prática e fazer esse plano acontecer”, afirmou a diretora Alessandra de Oliveira, da E.E. Major Saint Clair Fernandes Valadares, que integra a SRE Unaí. Posteriormente, os gestores tiveram a oportunidade de conhecer e discutir sobre a liderança pela aprendizagem, tanto em relação aos desafios de gestão e problemas de práticas existentes em suas escolas, como abordar suas experiências como líderes pedagógicos e o impacto desse papel no território escolar.
Para o encerramento do primeiro dia de evento, os educadores foram convidados a participar da Roda de Conversa “Diálogo sobre gestão escolar transformadora”, com Ricardo Henriques e Maria Julia Azevedo. Ao abrir a atividade, a gerente do Instituto comentou sobre os benefícios e a importância do compartilhamento de opiniões sobre o tema. “Escutar o outro nos permite ser mais assertivo e fazer o nosso trabalho de forma mais eficiente. É deste lugar que eu venho conversar com vocês, e é uma honra ter um grupo tão grande de profissionais que estão fazendo uma mudança tão significava nas políticas públicas educacionais do estado”, comentou.
Ricardo Henriques, por sua vez, destacou a importância do papel dos diretores para a melhoria da educação pública mineira.
“Nós acreditamos que só é possível transformar a educação, que tem desafios estruturais muito grandes, se for por meio da Secretaria, das regionais e das escolas, por meio de vocês, diretores”, disse.
Segundo ele, uma liderança efetiva envolve olhar para o longo prazo. “A ideia por trás da gestão é gerar um campo de avanço contínuo, permanente. Uma estratégia em que se assuma esse papel de liderança, que se traduza em um bom planejamento, execução e monitoramento das atividades com frequência. O que nós queremos é contar com uma trajetória de desenvolvimento profissional contínuo dos professores e de aprendizagem dos estudantes que seja organizada, orientada, para uma expectativa alta em relação ao momento em que estamos. Não é óbvio de ser feito, diante das urgências e emergências existentes no dia a dia, mas é uma responsabilidade, uma construção a ser assumida”.
Para Bruno Rozenberg, coordenador de Gestão Pedagógica da SEE/MG, a participação dos diretores na formação e a troca de experiências são muito importantes para a sua integração no Jovem de Futuro. “Nós conseguimos ver um grande engajamento desses novos diretores, e percebemos o compromisso que eles têm com a rede de educação, de desenvolver o Jovem de Futuro. É natural que eles tenham dúvidas, e eu acredito que conseguimos sanar todas essas questões neste momento de formação, além da partilha entre os diretores”, disse. Segundo ele, a oportunidade de diálogo é uma característica fundamental do programa.
“Esse diálogo que a gente tem estabelecido junto com as SREs e com as escolas é o ponto-chave. É muito importante termos sempre essa abertura para conversar, esse espaço de diálogo é essencial para o programa funcionar”.
O diretor Rafael Magalhães, da E.E Bolivar Tinoco Mineiro, da SRE Metropolitana A, aprovou o encontro e os temas abordados. “A formação foi excelente e muito proveitosa no sentido de focar naquilo que precisamos. É importante trazer temáticas como a Liderança Pedagógica, que nos ajudarão no enfrentamento dos desafios que a Gestão Pedagógica encontra no dia a dia”, encerrou