Formação sobre planejamento reúne 160 lideranças da rede estadual mineira
Lideranças das 35 regionais da rede estadual de educação participaram da primeira reunião de gestão integrada da etapa de Planejamento do Circuito de Gestão Mineiro
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e o Instituto Unibanco promoveram, de 14 a 16 de fevereiro, a primeira Reunião de Gestão Integrada (RGI) de planejamento do Circuito de Gestão Mineiro de 2023. O encontro, no centro de Belo Horizonte (MG), contou com a presença de mais de 160 pessoas, entre gestores das regionais participantes do Jovem de Futuro e profissionais do órgão central da Secretaria, para discutir o Planejamento Estratégico da Secretaria de Educação para o ano. Também foram realizadas oficinas de Planejamento, no âmbito do programa, do qual a Secretaria é parceira desde 2019.
Presente no evento, Igor Alvarenga, secretário estadual de Educação, reafirmou o compromisso da SEE-MG com o programa. “O Jovem de Futuro não é algo temporário. É uma iniciativa perene, na qual acreditamos e que estará presente em todas as escolas até 2024”, disse. O secretário reforçou ainda a importância de alinhar as metas do programa com as da SEE-MG.
“Eu falo da importância de desenvolver um Plano de Ação do Jovem de Futuro que esteja atrelado ao Plano de Ação da Secretaria. Por isso, hoje, a nossa assessoria estratégica irá apresentar o Mapa Estratégico da Secretaria de Educação. Ele tem seis objetivos, que estão atrelados a três coisas que a gente tem conversado: acessibilidade, permanência e aprendizagem dos nossos estudantes”.
Com a presença dos gestores no evento, foram organizadas oficinas de planejamento nos dias 15 e 16 de fevereiro, com o objetivo de prepará-los para que sejam mais assertivos no desenvolvimento dos planos das regionais e no apoio às escolas. As formações terão como foco os aspectos reflexivos e analíticos do planejamento, que estudam os objetivos estratégicos da rede e os indicadores educacionais das escolas.
Aline Andrade, coordenadora de Implementação de Programas e Projetos Educacionais do Instituto Unibanco, falou sobre a importância desse primeiro encontro. “Como essa é a primeira RGI do ano, focada em planejamento, na qual a Secretaria compartilha com as redes seus objetivos estratégicos e diretrizes para o ano, é uma reunião que traz pontos muito importantes. Nesse sentido, a rede tem que estar alinhada para gerar corresponsabilização”, explicou.
“Além disso, o primeiro desafio é compreender os seis objetivos de planejamento estratégico da Secretaria, o sentido de cada um e como esses objetivos estratégicos estão [funcionando] dentro da regional e das escolas. Para análises desse tipo, evidências são fundamentais”, completou.