Instituto Unibanco e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais realizam formação para quase 4 mil gestores
Com seis semanas de duração, encontros fazem parte do programa Jovem de Futuro, que visa melhorar a qualidade da educação por meio da gestão
Quase 4 mil gestores escolares estão participando da “Formação em Gestão para o Avanço Contínuo da Educação – Encontro com as Duplas Gestoras”, em Minas Gerais. A atividade integra as ações do Jovem de Futuro, fruto de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas (SEE-MG) com o Instituto Unibanco, que tem como foco a melhoria da educação pública por meio da gestão. As formações presenciais começaram no fim de abril e vão até o dia 10 de junho, totalizando seis semanas e estão sendo realizadas de forma regionalizada, organizadas por polos: regiões Central, Vale do Aço, Mata, Norte, Sul e Triângulo.
Com carga horária de 24 horas, a formação é voltada às duplas gestoras de 1.967 escolas estaduais mineiras, formadas por um diretor e um especialista de educação básica de cada unidade escolar, totalizando 3.934 participantes, divididos em 115 turmas de até 35 pessoas cada uma. Com a formação, pretende-se criar um repertório comum na rede mineira sobre o que é o Jovem de Futuro e sua metodologia, o Circuito de Gestão, mostrando seus objetivos e como podem contribuir para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Para 1.183 duplas gestoras, que atuam em escolas participantes da frente de avaliação de impacto sobre Gestão Pedagógica, o curso conta também com conteúdo específico dessa temática.
“A ideia é fortalecermos o pertencimento a essa grande estratégia de gestão, para que todos caminhem movidos pelos mesmos valores e objetivos”, explica Aline Silva Andrade, coordenadora de implementação do Jovem de Futuro em Minas Gerais. Segundo ela, a formação também busca promover a troca de experiências entre as duplas gestoras de diferentes escolas sobre a realização do Circuito de Gestão, iniciada em 2019. “A partir dessa troca, eles poderão ampliar compreensões para continuar operando o método, diminuindo restrições e ampliando possibilidades”, completa.
Como explica a coordenadora, essa formação estava prevista para ter acontecido em 2020, mas a pandemia impediu sua realização. Isso torna o momento ainda mais especial para os participantes, “por ser a primeira formação direta que recebem do Jovem de Futuro e a primeira formação que recebem após o retorno das aulas presenciais”, completa.
Encontro muito esperado
Segundo Aline, já nos primeiros dias de curso, os gestores participantes destacaram fortemente a alegria por estarem entre pares, o que foi uma preocupação do Instituto e da SEE: “para eles, está sendo um momento de muita sensibilidade envolvida, muito acolhimento e cuidado com os aspectos afetivos. Eles demonstram felicidade de encontrar os colegas”, conta.
Carolina Silva Ferreira, que também integra a equipe organizadora da formação, destaca a importância da formação promover um encontro entre teoria e prática. “Com essa formação estamos aprofundando conteúdos que vão auxiliar diretamente na apropriação das duplas gestoras quanto aos conceitos e formas de operar a gestão para o avanço contínuo da educação. Isso qualifica o trabalho, amplia repertório e embasa a cocriação de forma sinérgica e com riqueza procedimental”, completa.