TOPO

Instituto Unibanco organiza debate sobre educação inclusiva

25/09/2014 | Editado em 25/09/2014 15:52

Em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes, o Instituto Unibanco realizou o evento “Ensino Médio – desafios e oportunidades da educação inclusiva”, dia 23/09 no Teatro Eva Herz, em São Paulo.

O evento contou com a participação de Rodrigo Mendes, fundador e superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco e Liliane Garcez, assessora especial da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida do município de São Paulo, que debateram a educação inclusiva no sistema público de ensino.

A discussão aconteceu a partir do documentário “Outro Olhar” – iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes e produção de Maria Farinha Filmes.O vídeo conta a história de Renata Basso, estudante com Síndrome de Down que acaba de completar o Ensino Médio no Colégio Coronel Pilar no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A produção do documentário contou com o apoio do Instituto Alana e Itaú BBA, além do Instituto Unibanco.

Para Ricardo Henriques, “o Ensino Médio tem um problema estrutural, desde a estruturação do currículo, passando pela formação de professores – que é distanciada da prática – chegando a gestão escolar. Isso tudo se configura em um tripé frágil, que pune a todos, mas ainda mais os estudantes com deficiência”, resumiu.

O evento foi parte da Semana da Ação Mundial pela Educação (SAM), uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE) que acontece simultaneamente em mais de 100 países e este ano aborda a ‘O direito à educação inclusiva – por uma escola e um mundo para todos’. No Brasil, a SAM acontece de 21 a 27 de setembro.

 

Compartilhe esta notícia!