IU será o responsável por acompanhar metas do Ensino Médio
O Instituto Unibanco será o responsável por acompanhar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) relacionadas ao Ensino Médio no Observatório do PNE. Promovido por 19 organizações ligadas à Educação, o Observatório do PNE será lançado no próximo dia 4/12, no Congresso Nacional, em Brasília (DF). A iniciativa constitui-se em uma plataforma online que tem como objetivo monitorar os indicadores referentes a cada uma das 20 metas do PNE e de suas respectivas estratégias, e oferecer análises sobre as políticas públicas educacionais já existentes e que serão implementadas ao longo dos dez anos de vigência do Plano.
Para realizar o acompanhamento permanente das metas e estratégias do PNE, organizações especializadas nas diferentes etapas e modalidades de ensino se uniram. São elas: Capes, Cedac, Cenpec, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, Fundação Victor Civita, Instituto Avisa Lá, Instituto Paulo Montenegro, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Unibanco, Ipea, Mais Diferenças, Todos Pela Educação, SBPC, Unesco e Unicef. O desenvolvimento da plataforma contou com o apoio do BID e o seu lançamento conta com o apoio da Frente Parlamentar Mista da Educação do Congresso Nacional, da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal e da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
O PNE, cujo texto original foi enviado pelo Ministério da Educação (MEC) à câmara legislativa no final do ano de 2010, segue em tramitação no Congresso Nacional. Depois de aprovado, o plano vigorará por 10 anos no país. Apesar de o documento ainda não estar vigente, gestores e organizações que trabalham pela Educação já têm utilizado as diretrizes do plano em suas políticas e projetos.
Com a coordenação do Todos Pela Educação, o Observatório do PNE reúne análises e indicadores atualizados das metas e estratégias previstas no Plano e um extenso acervo de estudos, pesquisas e notícias relacionados aos temas educacionais por ele contemplados. Além disso, o leitor também terá acesso a informações sobre programas e políticas públicas já em vigor para cada etapa da Educação.
Em relação à Meta 3 do PNE, que trata de Ensino Médio, por exemplo, será possível acompanhar a evolução da meta de universalização do atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos até 2016 e do objetivo de, até o final do período de vigência do PNE, elevar a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para 85%.
A plataforma oferece ainda recursos para a desagregação de indicadores por regiões e estados, e por diversas categorias da população, a visualização de séries históricas e a comparação de dois anos específicos, quando a metodologia de captura dos dados permitirem essa ação.
Todos os indicadores, tanto nacionais como para cada região e estado com as respectivas séries históricas – quando houver essas opções – poderão ser baixados pelos usuários gratuitamente e sem necessidade de cadastro prévio.
Assim que lançado (4/12), o Observatório do PNE estará disponível em www.observatoriodopne.org.br.