Programa Jovem de Futuro é grande vencedor do Prêmio Evidência e do Troféu IMDS
Implementação da iniciativa do Instituto Unibanco em parceria com a Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu-ES) foi eleita a melhor política pública com base em evidências entre mais de 50 inscritas
Na segunda-feira (25), em Brasília (DF), o programa Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco, conquistou o primeiro lugar do Prêmio Evidência e o Troféu IMDS-Mobilidade Social por sua atuação em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu-ES). Promovido pelo Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil (FGV EESP Clear), o Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o prêmio reconhece e divulga políticas públicas que fazem uso de evidências, além de valorizar a interação entre a pesquisa científica e a gestão de políticas públicas, nas três esferas de Governo. O troféu, por sua vez, gratifica iniciativas cujos objetivos e desenho propiciem o aumento da mobilidade social.
A cerimônia, realizada na sede da Enap, contou com a presença de Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco; Maria Julia Azevedo, gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco; Vitor de Angelo, secretário de Educação do Espírito Santo (Sedu-ES) e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e Rosângela Vargas Davel Pinto, gerente de Ensino Médio da Sedu-ES, além de representantes de outras iniciativas avaliadas e das instituições organizadoras.
Segundo Ricardo Henriques, a conquista do prêmio e do troféu é consequência de um trabalho consistente no Jovem de Futuro, que completa 15 anos em 2022 e tem uma trajetória de ajustes contínuos para a melhoria da educação pública.
“Este reconhecimento é fruto do trabalho de uma grande equipe, que atua em contextos radicalmente distintos, com diferenças socioeconômicas, institucionais, político-partidária, e que segue suas atividades mesmo com alternância de governos por estarem ancoradas em dados, em evidências que estão a serviço de aprimorar o programa cada vez mais em parceria com aqueles que são os grandes condutores dessa agenda: os governos estaduais, as secretarias de educação, as regionais e as escolas, em uma efetiva agenda de cocriação, totalmente comprometida com manter todos os jovens na escola, para que aprendam mais e para reduzir as desigualdade”, afirmou.
Implementado nas escolas capixabas desde 2015, o Jovem de Futuro tem foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes, sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais, por meio da gestão da educação. Nestes sete anos, a parceria resultou em um importante avanço nos índices educacionais das escolas de Ensino Médio no Espírito Santo, passando de 3,7 (2015) a 4,6 (2019), a segunda melhor nota do País.
“A parceria com a Secretaria de Educação do Espírito Santo é totalmente referencial para nós por ter uma intensa taxa de valor agregado, com mobilidade significativa em vários indicadores, como aprendizagem, retenção e redução das desigualdades, e por perdurar mesmo com mudanças governamentais, o que é uma expressão do enraizamento na máquina pública desses procedimentos de gestão orientada para resultados a partir de evidências”, completou Ricardo.
Para Vitor de Angelo, secretário de educação do Espírito Santo, o reconhecimento é resultado da atuação conjunta das equipes do Instituto e da secretaria estadual de educação no desenvolvimento do Jovem de Futuro.
“Ter uma prática como essa reconhecida em um Prêmio que se dedica a celebrar o uso de evidências na formulação e na implementação de políticas públicas é muito positivo. É fruto da efetiva participação da equipe do Instituto, para além da concepção da parceria, e também do empenho e compromisso dos profissionais da nossa rede de ensino. Uma tecnologia, por mais importância que tenha, dificilmente fica de pé se não fizermos a gestão das pessoas, para além da gestão pedagógica, da financeira e outras formas de gestão. Porque a educação, assim como a administração pública, é feita por pessoas”, destacou.
Sobre a premiação, o secretário frisou a importância da iniciativa:
“É importante um momento como esse, para caminharmos na institucionalização de boas práticas que possam transformar, como tem transformado o Jovem de Futuro, a vida de milhões de estudantes, mas também para que outros projetos na área da educação e na administração pública possam fazer o mesmo”, finalizou.
Jovem de Futuro
Desenvolvido no Brasil desde 2007, o Jovem de Futuro tem uma das avaliações de impacto com maior abrangência do Brasil, abarcando 1.161 escolas em 380 experimentos, em nove estados. Este universo, extremamente diverso e em larga escala, permite mostrar a efetividade do programa em ambientes muito heterogêneos. O modelo, importantíssimo para basear políticas públicas em evidências, é semelhante ao desenvolvido pelos economistas Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer, premiados pelo Nobel de Economia em 2019.
O programa é fundamentado na premissa de que uma gestão de qualidade, eficiente, participativa e orientada para resultados pode proporcionar impacto significativo no aprendizado dos estudantes. Sua metodologia, o Circuito de Gestão, é inspirada no ciclo PDCA, acrônimo em inglês para planejar, fazer, checar e agir (Plan, Do, Check and Act). Criado exclusivamente para o sistema educacional brasileiro, o Jovem de Futuro incorporou métricas nacionais, o calendário letivo, a estrutura administrativa prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a cultura e a forma de funcionamento das escolas e secretarias. Por meio de uma sequência de ciclos, o Circuito de Gestão propicia a análise, a revisão e o aprimoramento de cada ação, promovendo assim o avanço contínuo da gestão escolar em três instâncias: das secretarias de educação, das regionais de ensino e das escolas.
Atualmente, o Instituto Unibanco é parceiro de seis Secretarias Estaduais de Educação para a implementação do Jovem de Futuro: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte. O programa atende atualmente 4.355 escolas e 1.989.185 estudantes e é totalmente gratuito para as Secretarias, buscando sempre a transferência da tecnologia aplicada e a formação continuada dos profissionais de cada Secretaria.
Para assistir à gravação do evento de premiação, acesse: