Protocolos de Circuito de Gestão Capixaba são apresentados em Encontro de Supervisores da Sedu-ES
Evento promovido em parceria com o Instituto Unibanco também celebrou a parceria de 8 anos no programa Jovem de Futuro
A Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu-ES) promoveu em Guarapari (ES), de 21 a 23 de março, o “Encontro dos Supervisores Escolares do Circuito de Gestão Capixaba”. Realizado em parceria com o Instituto Unibanco, o evento teve como objetivo apresentar os novos protocolos do Circuito de Gestão capixaba a 150 supervisores escolares das Superintendências Regionais de Educação (SREs). Na ocasião, foi celebrada também a marca de 8 anos da implementação do Programa Jovem de Futuro e de sua metodologia central, o Circuito de Gestão, na rede estadual.
Ao abrir o encontro, Andrea Guzzo, subsecretária estadual de Educação, falou sobre a importância de o supervisor enxergar o chão da escola a partir dos olhos do estudante. “É preciso ter clareza disso como supervisor, e eu acho que o Circuito de Gestão traz essa certeza do que é a missão, a visão da rede e seus objetivos estratégicos. A escola precisa estar focada nesses pontos porque nós somos uma rede, e isso nos fortalece. O papel de vocês é garantir que esse foco esteja claro para a escola”, explicou.
Complementando a fala de Andrea, Endy Albuquerque, gerente de Ensino Médio da Sedu-ES, mencionou a importância de uma boa articulação entre os grupos que trabalham diretamente com a Gerência de Ensino Médio e com as equipes escolares. Ela também aproveitou o momento para colocar a Gerência à disposição de todos da parceria, reforçando a importância desse elo.
Para o supervisor escolar Leidison Magifeste, da SRE de Guaçuí, o encontro foi muito proveitoso para as equipes, que deverão colocar as estratégias do Circuito de Gestão em prática. “Este é um momento muito importante porque vamos alinhar todos os procedimentos e as visitas que sucederão o planejamento, e os novos protocolos são o nosso norte. Eles vêm com uma nova roupagem para atender às demandas que nós temos na atualidade”, afirmou.
Segundo Felipe de Souza, coordenador de Implementação de Programas e Projetos Educacionais do Instituto Unibanco, a oportunidade de desenvolvimento profissional trazida pelo encontro foi muito importante. “A pauta tratada nesta formação vai induzir uma rotina de trabalho dos supervisores e dessas supervisoras por meio dos protocolos”, disse. “Esses profissionais fazem realmente a rede acontecer, são um elo para que ela se constitua como tal. Para que os supervisores e as supervisoras possam fazer isso, eles recebem esse insumo, que são os protocolos”, finalizou.