Seduc-CE e Instituto Unibanco promovem seminário para diretores
Iniciativa buscou gerar reflexões sobre a gestão escolar e seus desafios, esforços e resultados de aprendizagem
A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE) e o Instituto Unibanco promoveram, de 21 a 23 de fevereiro, o “Seminário de Diretores – Aprendizagem com equidade: construindo uma escola plural, inclusiva e acolhedora”. Realizado em Fortaleza (CE), o encontro recebeu cerca de 1.000 profissionais da rede estadual de educação, entre diretores escolares, técnicos das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e membros do órgão central da secretaria.
A abertura do evento, ocorrida na noite de 21 de fevereiro no Cineteatro São Luiz, contou com a solenidade de posse dos diretores escolares para a gestão 2024-2028. Em sua fala, a secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela, ressaltou a importância deste momento. “Nós temos um time valoroso, eu costumo dizer, um time aguerrido, um time que realmente acredita na educação, na oportunidade para a nossa juventude”. E completou: “minha expectativa é que vamos avançar. Estou aqui com muita esperança de uma educação cada vez melhor, junto com o nosso time”.
Nos dias que se seguiram, o seminário ocupou o Salão Taíba do Centro de Eventos do Ceará e contou com apresentações culturais, palestras, mesas redondas e importantes discussões sobre políticas educacionais; equidade de gênero e proteção das mulheres; liderança educacional; e o tema que deu nome ao seminário: o papel da gestão escolar na construção de uma escola plural, inclusiva e acolhedora. Para tanto, contou com as falas de especialistas como Anna Penido, diretora-executiva do Centro Lemann; Jucineide Fernandes, secretária-executiva do Ensino Médio e Profissional da Seduc-CE; e Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, entre outros.
Ao iniciar as atividades do segundo dia, a secretária lembrou que a Seduc desempenha um papel crucial ao formular políticas educacionais e garantir sua implementação nas escolas, mas há um importante trabalho que ocorre no dia a dia das unidades de ensino, com foco nos professores e estudantes. “Eles não são apenas o objetivo final do processo, mas o foco principal. A educação não é apenas uma preparação para o futuro, mas algo que está acontecendo agora. Portanto, devemos valorizar criação de escolas equitativas, inclusivas e acolhedoras, que estimulem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, promovam uma cultura de paz e cultivem o desejo pelo conhecimento. Consequentemente, os resultados positivos emergem”, afirmou.
Ricardo Henriques, por sua vez, aproveitou o início de sua exposição para parabenizar os gestores recém-empossados e os bons resultados conquistados pela educação do Ceará ao longo dos anos. “É muito bom ver toda essa renovação, especialmente em um estado que é uma das referências mais importantes da qualidade da educação no país”. Em seguida, ao abordar o papel da liderança educacional para a transformação escolar, Ricardo lembrou a importância das diretoras e dos diretores de escola para uma melhor trajetória educacional dos estudantes. “Diretores com um claro foco pedagógico melhoram os resultados de aprendizagem dos estudantes, especialmente em ambientes e circunstâncias mais desafiadoras. A qualidade da escola só será alcançada efetivamente se for uma responsabilidade de todos, e é crucial manter o foco na redução das desigualdades”.
Jucineide Fernandes também parabenizou os diretores, sejam eles novos ou reconduzidos, destacando a importância do alinhamento para o ano letivo de 2024 e para a gestão 2024-2027. Ela ressaltou ainda o papel fundamental desses gestores na condução e liderança do trabalho pedagógico nas escolas, influenciando diretamente os resultados de aprendizagem dos estudantes. “Em 2024, nós estamos com um protocolo adaptado à realidade do Ceará. Estamos iniciando os processos formativos com os gestores, tal como já fizemos com a superintendência. Nós vamos fazer também uma repactuação com as coordenadorias regionais nesse circuito, porque nós acreditamos que o planejamento, o monitoramento e o acompanhamento das políticas e dos indicadores são essenciais para o avanço contínuo da educação cearense”, afirmou.
Com informações da Ascom da Seduc-CE