COMO FUNCIONA
CIRCUITO DE GESTÃO
O Circuito de Gestão (CdG) é uma metodologia que une reflexão, ação e troca de experiências para promover o desenvolvimento integral de toda a comunidade escolar. Inspirado no ciclo PDCA, acrônimo em inglês para planejar, fazer, checar e agir (Plan, Do, Check and Act), o Circuito objetiva a construção de uma educação pública de qualidade, por meio de um modelo sustentável de avanço contínuo da gestão escolar.
A metodologia permite que os processos, o diálogo e a corresponsabilização entre as instâncias educacionais sejam facilitados e ampliados, auxiliandoo gerenciamento global e o aperfeiçoamento dos processos e das ações desenvolvidas pela rede.

Infográfico do Circuito de Gestão
Por meio de uma sequência de ciclos, o Circuito de Gestão propicia análise, revisão e aprimoramento de cada ação em seis etapas:
Pactuação de Metas: é o ponto de partida para o Jovem de Futuro, pois orientará o planejamento da escola e apoiará o acompanhamento dos profissionais que administram o Circuito de Gestão.
Planejamento: é uma ferramenta importante para viabilizar o planejamento participativo nas escolas. É por meio dele que a comunidade escolar delineia o que precisa ser feito a partir de seu diagnóstico para alcançar o resultado desejado. É um guia de execução e atendimento para que a equipe não perca de vista a melhoria do aprendizado, e o caminho desenhado para sua eficácia.
Execução: é a fase em que se coloca em prática as ações planejadas, com muita atenção ao monitoramento de rotina, as adequações e o registro, pois as tarefas propostas no plano precisam ser monitoradas diariamente durante a execução das ações.
Avaliação de Resultados: são reuniões trimestrais para analisar a implementação do plano de ação e validar o alcance dos resultados. Esse é o momento de avaliar o andamento do Circuito de Gestão.
Compartilhamento de Práticas: é uma atividade trimestral que reúne escolas de uma mesma região para se apoiarem mutuamente na busca por melhores resultados de aprendizagem. É um momento de troca de experiências entre as escolas, que poderão compartilhar os aprendizados relacionados às práticas que favorecem a execução das tarefas, facilitam a entrega dos produtos, produzem efeitos sobre os resultados pretendidos e promovem a melhoria dos indicadores estruturantes.
Correção de Rotas: é o momento de revisar o caminho e as estratégias traçadas e identificar aquelas que não produziram resultado para alcançar a meta, ou seja, potencializar a aprendizagem dos estudantes. Após as escolas corrigirem suas rotas, retoma-se o Plano de Ação a partir de sua Meta e, novamente, se faz um novo percurso em todas as etapas do Circuito, sempre na busca da melhoria da aprendizagem dos seus estudantes.
GESTÃO PARA O AVANÇO CONTÍNUO DA EDUCAÇÃO
A Gestão para o Avanço Contínuo é o conceito que orienta as ações do Jovem de Futuro. Tem como pilares o foco no estudante, a coerência interna e o aprender fazendo.
O avanço contínuo é um efeito do Circuito de Gestão, cujo processo de funcionamento é similar à prática científica: definição de hipótese, experimento e avaliação. A avaliação permite refletir sobre o que não funcionou e alterar as ações. O desafio é repetir o ciclo três vezes no ano; a cada rodada, as hipóteses são aperfeiçoadas e submetidas a novos testes empíricos até que evidências suficientes sejam acumuladas.
O CdG é iniciado a partir de ações de governança, formação, assessoria técnica, mobilização e avaliação. Depois, ocorre a reorganização do trabalho das escolas, regionais e secretarias para tornar a rotina mais coletiva, integrada e reflexiva. A partir disso, é possível experimentar um funcionamento escolar mais efetivo e gerar resultados sistêmicos para o avanço da política educacional.
EQUIDADE RACIAL
A Lei 10.639/03 complementa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, determinando que a história e cultura africanas devem compor o currículo da educação básica com vistas a promover a equidade racial. Para apoiar a gestão escolar no diagnóstico e na construção de ações com esse enfoque, o Instituto desenvolveu o projeto de Gestão para a Equidade Racial. A iniciativa está sendo implementado no âmbito do Programa Jovem de Futuro nas redes do Ceará e Espírito Santo. O projeto inclui um processo formativo e instrumentos para autoavaliação das escolas para que identifiquem suas principais potencialidades e fragilidades e, na sequência, elaborem mapas de ação que comporão o plano de ação do Circuito de Gestão.
Como material de apoio, é disponibilizado o Caderno de Gestão para a Equidade Racial. A publicação traz informações sobre os marcos históricos das lutas raciais no Brasil e sobre o papel da gestão na construção de uma educação antirracista e apresenta atividades pedagógicas que podem servir de inspiração na definição das ações propostas pela escola.
O projeto Gestão Escolar pela Equidade é resultado do aprendizado institucional em relação à temática das questões etnicorraciais na educação. As práticas apresentadas no Caderno de Gestão para a Equidade Racial foram selecionadas ao longo das duas edições (2015 e 2017) do edital Gestão Escolar para Equidade-Juventude Negra, realizado em parceria com o Fundo Baobá e a Universidade Federal de São Carlos.
Saiba mais sobre as iniciativas de equidade racial do Instituto.
GESTÃO PEDAGÓGICA
O Circuito de Gestão propõe que as três instâncias (secretaria, regional e escola) formulem planos de ação conectados e coerentes entre si. Esses planos são compostos de ações que incidem em cinco dimensões da gestão: estratégica, pedagógica, pessoas, relacional e administrativa-financeira. Considerando que o conjunto das dimensões está a serviço da dimensão pedagógica, pois ela é a realizadora da finalidade da política educacional, o Instituto desenvolveu um processos de formação focado na coordenação pedagógica das escolas com objetivo de contribuir com a mitigação da evasão escolar, a melhoria na qualidade de ensino e a permanência do estudante na sala de aula com base em evidências.