Implementação de reformas no ensino médio: experiências internacionais e aprendizados para o Brasil
O Instituto Unibanco acaba de lançar, em parceria com a Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) e o Instituto Natura, o “Relatório de Política Educacional – Implementação de reformas no ensino médio – Experiências internacionais e aprendizados para o Brasil”.
O documento reflete sobre os desafios inerentes à mudança para um modelo flexível de ensino médio em que o estudante faz escolhas entre diferentes opções curriculares. Para isso, avalia experiências de três países que vivenciam transformações semelhantes (Chile, Portugal e a província de Ontário, no Canadá), para apresentar aprendizados e recomendações relevantes ao contexto brasileiro.
As experiências analisadas indicam que o sucesso da implementação no Brasil depende da existência de um sistema estruturado de apoio para a transição nas escolas e da preparação e apoio a gestores escolares e professores, ao longo dos anos, para viabilizar os princípios das alterações pelas quais o ensino médio passará: a flexibilidade e o protagonismo juvenil.
A íntegra do relatório está disponível no Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão.