Formação fortalece atuação de coordenadores escolares no Ceará
Encontro em Fortaleza reuniu mais de 250 coordenadores pedagógicos para avançar na agenda de recomposição das aprendizagens no Ensino Médio
A Secretaria de Estado de Educação do Ceará (Seduc-CE), em parceria com o Instituto Unibanco, realizou nos dias 20 e 21 de agosto, em Fortaleza, uma formação voltada a mais de 250 coordenadores pedagógicos da rede estadual. O encontro fez parte do programa Foco na Aprendizagem, estratégia cearense de recomposição das aprendizagens no Ensino Médio.
Voltada às chamadas escolas “focalizadas” – unidades que concentram grandes desafios por atenderem múltiplas modalidades de ensino e representarem parcela significativa das matrículas da rede –, a imersão buscou fortalecer o papel dos coordenadores como líderes instrucionais. Entre os participantes, estiveram representantes de escolas indígenas, quilombolas, militares e de tempo integral e parcial.
Segundo Jucineide Fernandes, secretária executiva de Ensino Médio e Profissional da Seduc-CE, a iniciativa reforça a importância de olhar para cada estudante em sua singularidade. “Que a gente possa olhar para cada estudante, inclusive aquele que está lá no fundo da sala ou que parece mais disperso. Todos precisam ser alcançados pela recomposição das aprendizagens”, afirmou.
Planos de dez semanas
Durante a formação, os coordenadores foram convidados a analisar os resultados das avaliações já realizadas e, a partir das evidências, identificar as principais lacunas em português e matemática de suas escolas. O produto final da imersão foi a elaboração de planos de dez semanas, com ações específicas de melhoria para cada realidade.
A programação incluiu debates sobre o uso de dados para o planejamento pedagógico, acompanhamento e feedback docente, bem como estratégias de personalização do ensino a partir dos Materiais Didáticos Estruturados (MDE).
Para o coordenador pedagógico Pedro Marcelo, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Capelão Frei Orlando, em Canindé (Crede 7), a experiência amplia o olhar e fortalece a atuação nas escolas. “Essas formações nos colocam em contato com outras realidades e nos permitem voltar para a escola com um olhar mais humano e engajador, fortalecendo o acompanhamento das ações com foco na aprendizagem dos alunos”, destacou.

“Foco na Aprendizagem” é campanha oficial da Secretaria de Estado de Educação do Ceará (Divulgação)
Apoio às políticas públicas
O Instituto Unibanco tem apostado fortemente na pauta da recomposição das aprendizagens na rede cearense, a partir de uma demanda da própria Seduc-CE, que identificou o tema como prioridade estratégica. O papel do Instituto é oferecer respaldo técnico às políticas públicas definidas pela Secretaria.
“Nosso trabalho é apoiar a Secretaria em seus desafios prioritários. Assim como ocorreu na agenda de equidade, estamos juntos agora na recomposição, oferecendo instrumentos e formações que fortalecem a implementação das políticas públicas no estado”, disse Felipe Souza, coordenador de Gestão Avançada do Instituto Unibanco.