TOPO

Nova edição do Aprendizagem em Foco mostra como utilizar avaliações externas em prol da aprendizagem

06/04/2016 | Editado em 06/04/2016 12:34

Nesta edição do boletim Aprendizagem em Foco, abordamos como utilizar as avaliações externas em prol da aprendizagem. Apesar das diversas controvérsias que cercam o tema, a consolidação das cultura das avaliações externas nas redes de ensino é uma conquista da área educacional que deve ser celebrada.

Clique aqui para ler a edição do Aprendizagem em Foco

O periódico apresenta estudos que apontam que o uso dos dados gerados pelas avaliações externas é uma prática comum entre gestores de escolas com bons resultados de aprendizagem. Os docentes também reconhecem o potencial das avaliações, mas afirmam que precisam de formação para saber como analisar e utilizar os dados como subsídio para o planejamento das aulas.

É apresentado ainda o caso de Sobral como exemplo de rede de ensino no qual o acompanhamento e a apropriação dos resultados da avaliação externa ocupam papel central na política educacional do município.

Boletim Aprendizagem em Foco – O boletim Aprendizagem em Foco é uma produção do Instituto Unibanco. A publicação, de periodicidade quinzenal, tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

Confira as edições anteriores do Boletim Aprendizagem em Foco

Compartilhe esta notícia!