Nova edição do Aprendizagem em Foco mostra como utilizar avaliações externas em prol da aprendizagem
Nesta edição do boletim Aprendizagem em Foco, abordamos como utilizar as avaliações externas em prol da aprendizagem. Apesar das diversas controvérsias que cercam o tema, a consolidação das cultura das avaliações externas nas redes de ensino é uma conquista da área educacional que deve ser celebrada.
Clique aqui para ler a edição do Aprendizagem em Foco
O periódico apresenta estudos que apontam que o uso dos dados gerados pelas avaliações externas é uma prática comum entre gestores de escolas com bons resultados de aprendizagem. Os docentes também reconhecem o potencial das avaliações, mas afirmam que precisam de formação para saber como analisar e utilizar os dados como subsídio para o planejamento das aulas.
É apresentado ainda o caso de Sobral como exemplo de rede de ensino no qual o acompanhamento e a apropriação dos resultados da avaliação externa ocupam papel central na política educacional do município.
Boletim Aprendizagem em Foco – O boletim Aprendizagem em Foco é uma produção do Instituto Unibanco. A publicação, de periodicidade quinzenal, tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.
Confira as edições anteriores do Boletim Aprendizagem em Foco