TOPO

Desigualdade racial é tema da nova edição do boletim Aprendizagem em Foco

19/11/2015 | Editado em 19/11/2015 19:14

Nesta segunda edição do boletim Aprendizagem em Foco, destacamos a redução da disparidade entre brancos e negros no acesso ao Ensino Médio, constatada pela Pnad 2014, divulgada pelo IBGE no último dia 13. Pela primeira vez em sua série histórica, os dados da Pesquisa mostram que mais da metade dos brasileiros de 15 a 17 anos que se autodeclararam pretos ou pardos ao IBGE estão cursando a última etapa da educação básica.

Por outro lado, preocupa a persistência da disparidade na aprendizagem no Ensino Médio entre brancos e negros. Os números do Saeb apontam que a diferença de desempenho entre os grupos mantém-se praticamente estável (em torno de 15 pontos) entre 1995 e 2013.

Clique aqui para ler a segunda edição do Aprendizagem em Foco

Os dados e estudos mencionados no boletim reforçam os desafios da melhoria da qualidade do ensino e da equidade na educação, salientando a necessidade de políticas direcionadas ao enfrentamento de práticas discriminatórias dentro e fora de sala de aula.
Boletim Aprendizagem em Foco – O boletim Aprendizagem em Foco é uma produção do Instituto Unibanco. A publicação, de periodicidade quinzenal, tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

Acompanhe aqui as edições do Aprendizagem em Foco.

Compartilhe esta notícia!