Diretores contemplados no Edital de Práticas Gestoras participam de atividades formativas
Programação inclui encontro dos gestores escolares selecionados, mentoria individual e oficinas temáticas
Estão a pleno valor as ações da primeira edição do Edital de Práticas Gestoras: Convivência Escolar e Relações Interpessoais, promovido pelo Instituto Unibanco. A programação, de caráter formativo, segue até julho com os 10 diretores contemplados e visa apoiá-los na sistematização textual de iniciativas que desenvolvem em suas escolas. As ações incluem encontros quinzenais para troca de experiências entre os diretores, oficinas temáticas, além de sessões individuais de mentoria .
Após o encontro de boas-vindas realizado em dezembro, os gestores participaram em janeiro da primeira oficina, sobre “Desafios da Gestão nos Cuidados com a Convivência Escolar” com a especialista na temática Adriana Ramos. A gora em fevereiro, ocorrerá a segunda oficina, com Jane Reolo, especialista da Coordenação de Inovação em Políticas do Instituto Unibanco, que abordará o tema “Desenvolvendo a Qualidade da Ação Gestora”.
A agenda tem como objetivo valorizar a troca de experiências entre os gestores que atuam em escolas públicas de diferentes estados brasileiros, além de fortalecer um processo contínuo de reflexão sobre a prática e destacar o papel do gestor na produção de conhecimento. As práticas sistematizadas serão reunidas em um e-book, com lançamento previsto para setembro.
“Diferente de um edital prêmio, o Edital de Práticas Gestoras propõe a valorização do desenvolvimento da prática. Trata-se de um percurso que envolve reflexão, dilemas, desafios, encontros de parcerias dentro e fora da escola, dúvidas e aprendizagem contínua. Nesse sentido, as práticas sistematizadas não apresentarão apenas resultados consolidados, mas também a vivência do diretor e um pouco da complexidade do seu fazer”, explica Valquíria Parlagreco, da Coordenação de Inovação em Políticas, responsável pela liderança do projeto.
Lançado no ano passado, o Edital de Práticas Gestoras foi uma chamada aberta a diretores escolares que realizam práticas com potencial de transformação da cultura escolar. Nessa 1ª edição o foco é a melhoria das relações interpessoais e da convivência na escola. A iniciativa prevê apoio técnico e aporte financeiro e procura incentivar os diretores, cuja liderança exerce papel importante na educação, a promoverem a construção de uma cultura escolar mais ética e inclusiva, que favoreça a convivência e o respeito entre estudantes, educadores e comunidade escolar.