TOPO

Escolas de SP e RJ recebem voluntários do Estudar Vale a Pena

08/04/2014 | Editado em 08/04/2014 09:21

Mais de 1,4 mil colaboradores do conglomerado Itaú Unibanco e seus convidados se inscreveram para atuar na ação voluntária Estudar Vale a Pena (EVP). A atuação dos voluntários já começou e acontece até o final do mês de maio em escolas públicas de Ensino Médio da Grande São Paulo e município do Rio de Janeiro.

O Estudar Vale a Pena é uma iniciativa do Instituto Unibanco, que visa sensibilizar jovens do Ensino Médio de escolas públicas sobre os benefícios de concluir os estudos, contribuindo para que construam novas visões de futuro e valorizem o papel da educação na sua vida.

Por meio de dinâmicas, jogos e trocas de experiências, os voluntários oferecem aos jovens uma contribuição muito valiosa: a possibilidade de conhecerem trajetórias diferentes e refletirem, motivando-os e ajudando-os a perceber que, mesmo em um ambiente desafiador, é possível transformar a realidade.

Em sala de aula, no período noturno, os voluntários organizados em trios ou quartetos, contam suas trajetórias de vida aos alunos, como forma de estimular a reflexão sobre a importância de concluírem o Ensino Médio.

São trabalhados conceitos como a relação entre as decisões de hoje e consequências futuras, caminhos para dar continuidade aos estudos, a influência da educação na renda e empregabilidade e fatores para o sucesso no mundo do trabalho, como comprometimento e dedicação. Para isso, os voluntários recebem uma formação prévia e material específico para as atuações nas escolas.

Repetindo a boa experiência de 2013, no segundo semestre a ação acontecerá também em escolas públicas de Ceará e Goiás, participantes do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF), em parceria com as respectivas Secretarias Estaduais de Educação. 

Compartilhe esta notícia!