Espírito Santo celebra consolidação do Circuito de Gestão Capixaba
Metodologia do programa Jovem de Futuro, implementado em parceria com o Instituto Unibanco, tem como foco o avanço contínuo da educação pública por meio da gestão
Celebrar uma parceria bem-sucedida e a consolidação de uma metodologia eficiente de gestão da educação pública capixaba. Este foi o mote do seminário “Circuito de Gestão Capixaba: uma parceria para a inovação da política educacional”, realizado pela Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu-ES) e pelo Instituto Unibanco nos dias 28 e 29 de maio. O evento destacou os resultados de uma parceria entre o terceiro setor e o Poder Público, de longa duração e com garantia de sustentabilidade, pela melhoria da qualidade da educação pública. Por meio do programa Jovem de Futuro e de sua metodologia, o Circuito de Gestão, o estado tem alcançado avanços constantes na gestão educacional e escolar.
Com cerimônia realizada no Sesc Glória, em Vitória (ES), a abertura do evento recebeu cerca de 600 profissionais da secretaria de Educação do Estado para um concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES). A atividade contou com a participação de Renato Casagrande, governador do estado; Vitor de Angelo, secretário de educação; Luciana Lima, coordenadora de implementação de programas e projetos educacionais do Instituto Unibanco; e Nubia Souza, gerente de administração e tecnologia do Instituto.
Em sua fala, Luciana Lima lembrou que a consolidação do Circuito de Gestão não significa o fim da parceria entre o Instituto Unibanco e a Sedu-ES. “Há nove anos, este estado teve a coragem de estabelecer uma parceria com uma instituição do terceiro setor que trazia a proposta do fortalecimento da gestão pública para garantir e assegurar o direito à educação a cada estudante. Hoje, podemos celebrar a consolidação desse método, e isso não significa acabar com a parceria, ao contrário: o Circuito de Gestão é a nossa fundação na educação pública capixaba, robusta, bem-feita, que nos permite desenvolver novas ações”.
O secretário, por sua vez, elencou alguns dos pontos que converteram essa atuação conjunta em uma parceria de sucesso. “O primeiro e mais óbvio deles é o resultado, mas também tivemos a pandemia. Naquele momento, em que estávamos diante do desconhecido, com pouquíssimos instrumentos para agir, contar com a parceria do Instituto foi precioso. Isso nos permitiu ganhar tempo, vencer desafios e caminhar, nos recuperando das perdas numa boa velocidade”.
Encerrando a noite de abertura, antes de convidar ao palco os músicos da OSES, o governador Renato Casagrande também celebrou a parceria pelo avanço da educação capixaba. “Nos últimos anos, o Instituto transmitiu para nós um conhecimento que nos deu a capacidade de conduzir e aperfeiçoar o nosso trabalho na educação. A pandemia aprofundou as desigualdades e é muito importante que nós nos dediquemos à educação, como prioridade, para que tenhamos resultados mais rápidos. Neste dia, estamos felizes pela parceria, pela transmissão de conhecimento e pelo desenvolvimento de um trabalho conjunto realizado”, afirmou.
No dia seguinte, 29 de maio, o Steffens Centro de Eventos foi o palco das discussões sobre os resultados do aprimoramento da gestão da educação estadual capixaba, reunindo cerca de 900 profissionais da rede estadual de educação e representantes das 78 secretarias municipais de educação do Espírito Santo. Já na primeira mesa de discussão, o público pôde ouvir os relatos de diferentes atores da rede estadual na implementação do Circuito de Gestão, desde diretores de escola até o próprio secretário de Educação. Presentes em todas as falas, a corresponsabilização dos atores das três instâncias da secretaria, o monitoramento frequente das atividades e a correção de rotas quando necessário foram mencionados como pontos fundamentais para o avanço da gestão da educação estadual capixaba.
O encontro contou também com debates sobre colaboração, equidade e desafios da gestão pedagógica, além de um painel sobre uso de dados na educação.
Houve ainda uma apresentação de Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, que abordou os processos de gestão rotinizados como piso para a inovação da educação. “O que estamos projetando na parceria agora, com a certeza de que há uma consolidação do circuito, com condução da secretaria, é o efetivo compromisso de capacidade estatal do Espírito Santo em estar ancorado na produção do bem público educacional para todos os estudantes. Nosso objetivo é conseguirmos, como Instituto, na justa medida que nos cabe, agregar valor para que essas capacidades estatais do estado cresçam de forma vertiginosa e sejam parte da referência de que gestão de qualidade importa, com desenvolvimento pleno dos estudantes”, explicou.
Jovem de Futuro no Espírito Santo
Implementado nas escolas capixabas desde 2015, o Circuito de Gestão é a metodologia central do programa Jovem de Futuro, desenvolvido por meio de parceria entre a Sedu-ES e o Instituto. Os focos do programa são a melhoria da aprendizagem dos estudantes, sua permanência na escola e a redução das desigualdades educacionais, por meio do aperfeiçoamento da gestão educacional e escolar.
O Circuito tem permitido que a rede estadual aprimore constantemente seus métodos, resultando em conquistas significativas, como redução da evasão escolar, aumento das ações de equidade racial e um importante avanço no Ideb das escolas estaduais de Ensino Médio no Espírito Santo, passando de 3,7 (2015) a 4,6 (2019), a segunda melhor nota do País. Resultado do amadurecimento do trabalho, a parceria se encontra desde 2022 em sua etapa de consolidação, que corresponde a um aprofundamento e uma autonomia ainda maior da rede educacional na utilização, personalização e refinamento da metodologia.