TOPO

Estudante do ProEMI/JF é eleita representante do MS no Parlamento Juvenil do Mercosul

26/06/2014 | Editado em 26/06/2014 09:44

A estudante Letícia Castro, 15 anos, da Escola Estadual Severino de Queiroz, parceira do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, localizada em Campo Grande (MS), foi eleita representante do estado para a 3ª edição do Parlamento Juvenil do Mercosul.

Podem ingressar no Parlamento estudantes de 1º ou 2º anos do Ensino Médio de escolas públicas, entre 14 e 17 anos, de países que integram o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela). Os alunos participam de encontros nacionais e internacionais com a proposta de promover o protagonismo juvenil e a integração, abrir espaços para a discussão de temas de interesse comum aos jovens dos diversos países, como inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos. O Brasil tem 27 representantes, um de cada estado.

Letícia já participa do parlamento juvenil sul mato-grossense e foi indicada pelos professores para o programa. “Vou me dedicar às causas sobre direitos humanos, trabalho jovem e a participação cidadã dos jovens. Não quero ser apenas mais uma jovem calada diante tantos problemas ocorrendo, pretendo mudar algo ou ao menos tentar!”, conta a estudante.

O Ministério da Educação (MEC) é o responsável pela seleção nacional dos estudantes do Brasil e contam com a colaboração das Secretarias de Educação Estaduais e o Distrito Federal para a realização da escolha em âmbito estadual.

Em julho, os estudantes selecionados participarão de um curso de capacitação em Brasília (DF).

 

Compartilhe esta notícia!