TOPO

I Fórum Estadual de Agentes Jovens é realizado em Goiás

03/10/2015 | Editado em 03/10/2015 19:22

Goiânia foi o cenário do I Fórum Estadual de Agentes Jovens, realizado nos dias 1 e 2 de outubro. O encontro foi organizado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) de Goiás e contou com apoio do Instituto Unibanco. Participaram cerca de 600 jovens estudantes da rede pública de todo o estado – aproximadamente 300 por dia. O evento teve como objetivo discutir o papel da mobilização juvenil para a melhoria da educação.

Nos dois dias de fórum, a parte da tarde foi destinada a debates. Divididos em grupos, os estudantes discutiram dez temas: qualidade de ensino e acesso ao ensino superior; saúde e qualidade de vida; diversidade, cultura da paz e bullying; direito à segurança pública e de acesso à justiça (redução da maioridade penal); meio ambiente e comunidade; cultura e expressão corporal; esporte e expressão corporal; situação do noturno; currículo: projetos da escola em sintonia com projeto de vida do jovem; trabalho para a conquista do jovem.

Para Márcio Vitor, estudante do 2º ano do Ensino Médio do colégio estadual Dom Prudente, da cidade de Posse, o Fórum possibilitou o encontro de pessoas de diferentes cidades, com as mesmas ideias e também com pontos de vista diferentes. “Conseguimos unir as ideias e formar novos conceitos, novos projetos. Se todo mundo tivesse a oportunidade de participar seria muito bom, porque é muito produtivo. A gente vai levar esse Fórum pro resto da vida e tenho certeza que vai render dentro das escolas”, avaliou.

Eva Apolário, aluna do 1º ano da Cepi (Centro de Ensino em Período Integral) Garavelo Park, de Aparecida de Goiânia, contou que agora sabe que “não está sozinha nesse engajamento de fazer mudança”. Já para Gabriel Ferreira de Lima, do 2º ano do Ensino Médio do Cepi Liceu de Goiânia, o principal mérito do Fórum foi dar voz aos jovem.

Compartilhe esta notícia!