TOPO

Futura e IU promovem debates sobre educação e juventude em escolas de quatro estados

10/10/2014 | Editado em 10/10/2014 18:51

Com o intuito de refletir sobre a juventude e a educação brasileira, o Futura e o Instituto Unibanco vão promover encontros itinerantes, em Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ), nas semanas que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio – que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. As conversas estarão no programa Sala Debate – Especial Enem, em quatro edições, sempre às terças-feiras, 21h20 – no dias 14/10, 21/10, 28/10 e 4/11.

Apresentado pelo jornalista Thiago Gomide, o programa vai contar com a participação de diretores, professores, estudantes e representantes de movimentos sociais. O Enem é hoje uma das portas de entrada para as universidades no Brasil. Cerca de 8,7 milhões de pessoas devem participar da prova em 2014, um recorde desde a criação da avaliação, há 16 anos.

Mas será esse o único caminho que os jovens desejam traçar para alcançar sucesso na vida? Essa e outras questões relevantes estarão em pauta no Sala Debate – Especial Enem. A programação é a seguinte: “As diferentes formações para o mundo do trabalho”, em Goiânia, dia 14/10; “O que querem os jovens?’, em Fortaleza, dia 21/10; “A pluralidade de juventudes e seus anseios”, em Belém, dia 28/10; e “As relações entre a trajetória do Ensino Médio e o Enem”, no Rio de Janeiro, dia 4/11.

O Instituto Unibanco é parceiro nesta iniciativa dado seu foco de atuação na melhoria da qualidade da educação no Ensino Médio, em especial das escolas da rede pública. “O Enem representa um avanço nas políticas de acesso ao ensino superior, pois permite a avaliação de competências, e não conteudística, e se constitui um instrumento de mobilidade educacional relevante em um país com tamanha desigualdade social. No entanto, para que o Enem possa contribuir com a construção de uma educação transformadora, precisamos refletir se traduz o que os jovens precisam aprender na sociedade contemporânea, em termos cognitivos e não cognitivos, e se faz vínculo com suas expectativas e visões de futuro”, diz Ricardo Henrique, superintendente executivo do Instituto Unibanco.

Sala Debate
A série Sala Debate – Especial Enem faz parte do projeto #enemnofutura, que reúne programas sobre educação e jovens, exibidos na tela da TV e na web – www.futura.org.br/enemnofutura. A iniciativa inclui também a transmissão de matérias nos programas jornalísticos e um espaço no site do Canal dedicado a compartilhar, por meio da websérie “Douglas, Luana e Yuri”, a rotina dos alunos, os obstáculos que precisam enfrentar, as dicas que podem dividir, além do material de apoio produzido ou indicado pelo Futura.

A websérie
No ar no site do Canal, a websérie “Douglas, Luana e Yuri” acompanha o cotidiano de três estudantes cariocas que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio, revelando desafios e olhares que vão além da escola e da prova. Munidos com câmeras, eles registram o seu dia a dia no transporte público até a escola, em sala de aula, no trabalho, em casa, produzindo vídeos semanais de curta duração, com cerca de quatro minutos cada um. No espaço virtual, os internautas também têm acesso a vídeos com dicas de professores e estudantes para realizar uma boa prova: www.futura.org.br/enemnofutura.

“Vamos mostrar tudo o que está relacionado à rotina de um estudante que irá prestar o Enem. O transporte até a escola, a relação com a família, o namoro, o trabalho, a saúde, a segurança, os sonhos”, diz José Brito, coordenador de Jornalismo no Futura. “São eles que constroem a narrativa e mostram como a rotina influencia a preparação para a prova”, completa.

Até novembro, quando as provas do Enem serão realizadas, 23 episódios inéditos da websérie serão divulgados às sextas-feiras no site do Canal. O público pode interagir por meio de perguntas, sugestões e comentários nas redes sociais usando a hashtag #enemnofutura.

Os estudantes
Douglas, Luana e Yuri moram no Rio de Janeiro e são alunos da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, em São Cristóvão, na zona norte da cidade.
Luana Pereira
Aos 17 anos, Luana concilia o curso técnico de Administração e o estágio na Justiça Federal. Mora no Riachuelo, bairro que fica 1 hora e 20 minutos de distância da escola. Estuda 14 horas por dia e se diverte indo a shows.
Douglas Moreira
Aos 19 anos, Douglas faz curso técnico de Turismo e sonha estudar Cinema. Mora em Vicente de Carvalho, na zona norte do Rio, e adora cantar em festas.
Yuri da Cunha
Yuri tem 18 anos e sonha ser jornalista. Mora em Realengo e leva 1 hora e 40 minutos para chegar à escola. Estuda de segunda a sábado e ainda faz estágio na rádio UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Sobre o Instituto Unibanco
Criado há 30 anos, o Instituto Unibanco – uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do conglomerado Itaú Unibanco – é uma organização que atua com ações voltadas para a melhoria da qualidade da educação pública brasileira com foco no Ensino Médio.

SERVIÇO:
SALA DEBATE – ESPECIAL ENEM
Dias: 14/10, 21/10, 28/10 e 4/11
Exibição: terça-feira, às 21h20
Reprise: domingo, às 21h
Duração: 60 min

 

Compartilhe esta notícia!