TOPO

Goiás universaliza ProEMI/JF nas escolas estaduais de Ensino Médio

05/11/2013 | Editado em 05/11/2013 14:41

Com a entrada de cerca de 300 escolas no Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF), o estado de Goiás alcança a universalização da política no estado. Ao todo, são 599 escolas contempladas com o programa que visa fortalecer a gestão escolar, com foco na melhoria dos resultados de ensino, e incentivar práticas de redesenho curricular para a última etapa da Educação Básica.

Para alcançar o resultado, o estado mobilizou suas 40 subsecretarias para divulgar a proposta às unidades escolares, que reconheceram na iniciativa possibilidades concretas de melhoria da qualidade do ensino público. “A partir da experiência das primeiras escolas que aderiram ao projeto, as outras unidades da rede puderam perceber que, mesmo com eventuais dificuldades, conseguiriam alcançar a melhora dos resultados de aprendizagem dos estudantes”, explica o coordenador estadual do ProEMI/JF no estado, Wisley João Pereira.

Todas as escolas puderam aderir voluntariamente ao programa, resguardando a autonomia das unidades. “Contudo, para que negassem, elas precisavam apresentar justificativa escrita e aprovada por maioria do conselho escolar”, explica Wisley.

Segundo o coordenador, o sucesso da adesão pelas escolas se deu porque o programa respeita a realidade e o contexto individual de cada unidade. “A proposta é apoiar a escola para gerir melhor seu recurso e pensar um planejamento exequível”, diz.

As escolas já têm supervisores alocados, que serão responsáveis pelo acompanhamento dos grupos gestores tanto no planejamento das ações e gestão para resultados, quanto na execução orçamentária. Serão, em média, 10 escolas por supervisor.

A primeira formação para esse novo ciclo de entrada de escolas no programa, chamado de ciclo 3, apresentará o projeto e sua estrutura e acontecerá entre os dias 6 e 10 de janeiro de 2014. Em seguida, todas as escolas terão uma semana voltada ao planejamento, na qual construirão suas estratégias, ações e plano de execução orçamentária.

Compartilhe esta notícia!