TOPO

Governo de Goiás e Instituto Unibanco realizam evento de lançamento do Circuito de Gestão Goiano

05/04/2022 | Editado em 05/04/2022 16:47

Encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Educação, em Goiânia, nesta quinta-feira (31), e marcou a transferência do Circuito de Gestão, metodologia do programa Jovem de Futuro, para o estado

No dia 31 de março, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), com o apoio do Instituto Unibanco, realizou presencialmente o evento de transferência do Circuito de Gestão, metodologia do programa Jovem de Futuro, para o estado. Realizado no auditório da Seduc-GO, em Goiânia, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Seduc Goiás, e tradução simultânea em libras, o encontro contou com a participação do governador do estado, Ronaldo Caiado; da secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli; e do superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.

O encontro marcou também os dez anos de implementação do Jovem de Futuro na rede estadual de Educação. O programa é focado na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais, por meio da gestão da educação.

Logo no início da celebração, Ricardo Henriques elogiou a trajetória do estado durante a pandemia no que se diz respeito aos avanços na educação e como as escolas superaram os desafios impostos no período, sobretudo em vista das desigualdades educacionais.

“Não existe qualidade em educação se ela não for para todos. Há um certo corolário no Circuito de Gestão Goiano: o entendimento de que as estratégias e a operação das estratégias estão à serviço da população estudantil. O que aconteceu é que aquela profecia que tinha enorme probabilidade de acontecer, que previa perder muitos alunos e que aqueles que ficassem não poderiam aprender quase nada, não se realizou. Evidentemente a gente erra. Tem erros, tem acertos e mais do que isso, aprende-se com os erros. E acho que o que Goiás está mostrando é o aumento dessa maturidade do compromisso e da capacidade de executar esse compromisso com gestão de qualidade”, comentou o superintendente-executivo do Instituto Unibanco.

Fátima Gavioli lembrou o papel do governador na viabilização da parceria:

“Nada disso seria possível se não houvesse um gestor de qualidade e comprometimento como o governador. Quando a gente assina um termo de parceria é preciso ter uma responsabilidade muito grande em cumprir”, comentou.

O governador também se mostrou otimista para os próximos anos do Circuito de Gestão no estado:

“Da mesma maneira que eu entendo que nossos programas de transferência de renda devam existir para as famílias vulneráveis, temos que ter o compromisso com a educação. Eu não tenho dúvida de que daqui a 10 anos o Estado de Goiás vai ver o que foi implantado no nosso governo. Será a maior revolução implantada no país. Nossos jovens vão se formar em cada uma das áreas que desejarem. Nós vamos dar a eles o que tem de melhor no que tem de educação. Isso é o meu compromisso de vida. Dar condição de que esses jovens façam a diferença em qualquer lugar”.

Caiado também relembrou os desafios que o estado passou durante a pandemia e elogiou a forma como os professores e gestores lidaram com os alunos.

“Durante a pandemia, independentemente das dificuldades e dos incrédulos, nós, baseados na ciência, acreditamos e seguimos. Tivemos professor entregando apostila na casa de aluno em propriedade rural no interior de Goiás, mensagem de SMS para os alunos e familiares para saber o que estava acontecendo. Ninguém se acomodou. Cada professor aqui presente com a sua capacidade criativa e a sua área específica foi criando suas condições locais para poder movimentar o aluno. Essas pessoas foram levando para cada aluno o estímulo de estudar”, finalizou.

Hoje, o trabalho do Instituto Unibanco, por meio do Circuito de Gestão, está presente em todas as escolas do Goiás, alcançando aproximadamente 500 mil estudantes, resultando em uma gestão moderna, eficiente, baseada em evidências e voltada para o avanço contínuo da aprendizagem. Com a transferência de tecnologia entre Instituto e Governo de Goiás, técnicos da Seduc passam a protagonizar o monitoramento do programa no estado.

Assista a transmissão do evento:

Compartilhe esta notícia!