TOPO

Inscrições para Educação a Distância do Instituto Unibanco vão até sexta (21)

18/03/2014 | Editado em 18/03/2014 18:16

Encerra, na próxima sexta-feira (21), o período de inscrições para os cursos em Educação a Distância das Metodologias Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco. As inscrições podem ser feitas no Sistema de Gestão de Projetos (SGP – www.sgpiu.org.br), gratuitamente.
Para este semestre foram abertas trinta mil vagas. Os cursos são destinados a professores das escolas parceiras do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF) no Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí.

As inscrições devem ser feitas pelo diretor da unidade de ensino. Cada escola poderá inscrever até 27 educadores. Cada educador poderá ser inscrito em até três cursos. É necessário que o responsável pela inscrição esteja atento ao número de vagas disponíveis para a sua unidade e para o limite de vagas de cada Metodologia.

Os cursos são referentes a cinco metodologias pedagógicas e uma de mobilização e articulação, respectivamente: Entendendo o Meio Ambiente Urbano, Entre Jovens/Língua Portuguesa (1º ano e 3º ano), Entre Jovens/Matemática (1º ano e 3º ano), Introdução ao Mundo do Trabalho, Jovem Cientista, Valor do Amanhã na Educação e Agente Jovem.

As formações acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto Unibanco (www.portalinstitutounibanco.org.br), sempre com o acompanhamento de um tutor especializado e a apresentação de conteúdos em vídeo, animações e textos, além da realização de atividades de verificação da aprendizagem.

As aulas serão realizadas entre 7 de abril e 11 de maio. Com duração de 40 horas, estão divididas em quatro módulos: panorama da Metodologia; discussão de temas relacionados ao conteúdo da Metodologia; passo a passo para a implementação da Metodologia na escola; e reflexão sobre a prática realizada na unidade de ensino.

Ao término de cada curso, o professor poderá avaliar o conteúdo e registrar seus comentários, críticas e sugestões. Na ocasião, também poderá imprimir o seu termo de conclusão, caso tenha finalizado com a frequência mínima de 75%, realizado a Avaliação de Qualidade e alcançado nota superior a 7 na média das atividades avaliativas.

As Metodologias Pedagógicas e de Mobilização e Articulação do Jovem de Futuro são estratégias que, a partir do diagnóstico da realidade da escola, visam, sobretudo, a melhoria do clima na unidade de ensino e da aprendizagem dos estudantes, envolvendo toda a comunidade escolar.

Assista ao vídeo sobre as Metodologias:

Compartilhe esta notícia!