TOPO

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática podem ser feitas até 21 de março

13/02/2014 | Editado em 13/02/2014 14:43
Cerimônia de Premiação da OBMEP no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Cerimônia de premiação da OBMEP de 2011, no Rio de Janeiro (RJ).

As inscrições para a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão abertas. A competição é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem por objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. A inscrição deve ser feita até 21 de março por meio do site da OBMEP (clique aqui).

Todas as escolas públicas com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio podem participar. A Olimpíada será dividida em duas fases e os alunos serão separados em níveis, de acordo com a série escolar de cada um.

A prova da primeira fase será realizada dia 27 de maio e será composta por 20 questões de múltipla escolha aplicadas e corrigidas nas próprias escolas. Após esse processo, o colégio selecionará 5% dos alunos que atingiram a melhor nota.

A prova da segunda etapa será dia 13 de setembro e terá seis questões dissertativas. Os estudantes deverão explicar os cálculos e raciocínios aplicados para resolver as questões, e as provas serão corrigidas por professores indicados pela OBMEP.

Participação e conquistas

Para o professor Antônio Amaral, da Escola Augustinho Brandão, no Piauí, participar da competição trouxe muitos benefícios para a instituição e para os alunos. “Depois que ganhamos a Olimpíada, conseguimos adaptações na escola, passamos a ser período integral e tivemos maior apoio do Governo. Além disso, a participação dos alunos está ajudando os estudantes a entrar na universidade”. Segundo o educador da escola que já venceu em nove edições, a competição ajuda a “promover o estudo de grupo entre os alunos e obriga o professor a pesquisar mais sobre a disciplina”.

Campeã também de nove edições da Olimpíada, a Escola Terezinha Pereira, em Minas Gerais, já levou 166 premiações, sendo 10 medalhas de ouro, 10 de prata, 28 de bronze e 118 menções honrosas. “Durante todo o ano letivo nós enfatizamos muito sobre a competição. Para os alunos que passam para a segunda fase, fazemos uma preparação com questões típicas da OBMEP e com atividades fora do horário escolar. Estimulamos o aluno a pensar, porque as questões são criativas”, disse o professor Geraldo Amintas, que leciona na escola há 32 anos.

Além dos alunos, professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos estudantes também serão premiados. No total, serão 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze) e 46.200 ganhadores de menções honrosas.

Portal da Matemática

Para marcar o início das inscrições das Olimpíadas e os dez anos da OBMEP, o IMPA lançou na última segunda-feira (11/2) o Portal da Matemática, com vídeo-aulas ministradas por professores, exercícios interativos e outros materiais relativos ao conteúdo cobrado na competição. O portal é dividido por séries escolares que participam da competição e oferece exercícios e apostilas em PDF.

Compartilhe esta notícia!