TOPO

Instituto Unibanco e Fundação Itaú iniciam ação humanitária de combate à fome causada pela covid-19

31/03/2021 | Editado em 03/05/2021 11:40

Frente ao crescente aumento de casos da Covid-19 no Brasil, que levou a uma nova paralisação de atividades econômicas não essenciais, o Instituto Unibanco e a Fundação Itaú anunciam, de maneira alinhada com o Conglomerado Itaú Unibanco, em ação conjunta com Bradesco e Santander, a doação de R$ 37,5 milhões para uma ação emergencial em parceria com organizações da sociedade civil com capilaridade, presença territorial e grande potencial de sucesso na ação.

Diante da necessidade de alcançar diferentes territórios do país, estabelecemos – Instituto Unibanco e Fundação Itaú Social – parcerias com duas grandes iniciativas: “Tem gente com fome”, coordenada pela Coalizão Negra por Direitos, e “Mães da Favela”, desenvolvida pela Central Única das Favelas (CUFA). Ao longo dos três meses de parceria, nossa previsão é atender cerca de 20 mil famílias na parceria com a campanha da Coalizão e em torno de 30 mil famílias com a ação de transferência de renda organizada pela CUFA. Também em conjunto com o Itaú Social, o Instituto Unibanco estabeleceu parceria com a Redes da Maré para o atendimento de cerca de 5 mil famílias ao longo desse período de 3 meses.

Além disso, no estado do Rio de Janeiro em específico, o Instituto Unibanco está formalizando parceria com Ação da Cidadania, Redes da Maré, Viva Rio e União Rio, visando garantir apoio aos territórios que têm sido mais atingidos pela pandemia e também pela crise econômica, com ênfase nos grandes conjuntos de favela da capital fluminense. O escopo de cada parceria está em construção, mas as ações são de distribuição de kits ou de transferência de renda já foram pactuadas.

A definição das organizações parceiras levou em conta sua legitimidade e capilaridade, garantindo assim uma rápida e efetiva operacionalização da agenda.

Compartilhe esta notícia!