TOPO

Instituto Unibanco e Jovem de Futuro são teaching case na London School of Economics

29/03/2022 | Editado em 01/04/2022 14:43

A experiência do Instituto Unibanco com o Programa Jovem de Futuro tornou-se, neste ano, um teaching case na London School of Economics. O Professor Michael Barzelay, que ministra o curso Public Management: a design-oriented approach, selecionou o programa por sua capacidade de adaptação ao longo dos anos aos novos contextos, característica fundamental para garantir a manutenção do impacto da política pública.

Confira a aula aqui.

Lançado em 2007, o programa Jovem de Futuro é a principal iniciativa do Instituto e tem como objetivo a melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, sua permanência na escola e a redução das desigualdades educacionais, por meio da gestão da educação.

Realizado em parceria com secretarias estaduais de educação, o programa já beneficiou mais de 3 milhões de estudantes em 11 estados. Atualmente, é implementado em seis estados (CE, ES, GO, MG, PI e RN), englobando 3.597 escolas e 1.212.326 estudantes, cerca de 19% da matrícula do Ensino Médio brasileiro.

Além disso, o Jovem de Futuro tem uma das avaliações de impacto com maior abrangência do Brasil, abarcando 1.161 escolas em 380 experimentos, em nove estados. O modelo, baseado em experimentos, é semelhante ao desenvolvido pelos economistas Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer, premiados pelo Nobel de Economia em 2019. Os resultados indicam um aumento em quatro pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em Língua Portuguesa e Matemática. Isso significa 30% a mais de conhecimento.

Neste vídeo, Claudia Costin fala da importância da avaliação de impacto do programa Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco e compara o método aos ganhadores do Nobel de Economia de 2019: Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer:

Sobre o professor Michael Barzelay

Michael Barzelay é Doutor em Ciência Política pela Universidade de Yale (EUA). Já lecionou na John F. Kennedy School of Government, da Universidade de Havard, e foi consultor, entre outras instituições, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Força Aérea dos Estados Unidos da América. O professor é hoje uma referência acadêmica em gestão pública internacional e avaliação de políticas públicas.

Saiba mais sobre o programa Jovem de Futuro aqui.

Compartilhe esta notícia!