Instituto Unibanco divulga instituições contempladas no Edital de Fortalecimento Institucional – Equidade Étnico-Racial
Iniciativa tem como objetivo apoiar instituições negras, indígenas e quilombolas que atuam com projetos étnico-racial na educação
O Instituto Unibanco acaba de divulgar as 20 organizações selecionadas pelo Edital de Fortalecimento Institucional – Equidade Étnico-Racial na Educação, fruto da parceria com a Imaginable Futures. A edição deste ano contou com a inscrição de 773 entidades, todas lideradas por pessoas negras, indígenas e/ou quilombolas com histórico de ao menos dois anos de atuação na promoção da equidade étnico-racial na educação básica.
Cada uma das instituições selecionadas receberá, individualmente, uma soma de R$300 mil, ao longo dos próximos três anos. Além do recurso financeiro, elas contarão também com acesso a trilhas de aprendizagem com foco em liderança, gestão, advocacy, comunicação e sustentabilidade financeira, entre outros temas, para que possam ampliar sua atuação e o seu impacto nos territórios onde estão inseridas.
Essa é a segunda edição do Edital de Fortalecimento Institucional. A primeira foi lançada em 2020 e contemplou com apoio técnico e financeiro entre 2021 e 2023 30 organizações que desenvolviam projetos e iniciativas conectados com a aprendizagem, a redução das desigualdades e a construção de uma escola pública inclusiva, democrática e de qualidade.
Desde 2015, o Instituto Unibanco promove editais em parceria com organizações sociais e instituições de pesquisa, tais como Fundo Baobá, Fundo Elas de Investimento Social, Fundação Carlos Chagas (FCC), Fundação Itaú Social, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e Instituto Maria e João Aleixo. Por meio dessas iniciativas, busca gerar coletivamente proposições para o avanço contínuo da educação pública brasileira, considerando sua multidimensionalidade e heterogeneidades regionais.
Confira abaixo as instituições contempladas:
- ACDC – Quilombo Candeal (Associação Comunitária de Desenvolvimento do Candeal II)
- Afoxé Omô Nilê Ogunjá (Associação Cultural de Tradição Afro-Brasileira Afoxé Omô Nilê Ogunjá)
- Aldeia Indígena Takuari
- Associação Berê Xikrin (Associação Indígena Berê Xikrin da TI Bacajá)
- Centro de Documentação e Comunicação Popular
- Comunidade Tradicional de Matriz Africana Ilê da Oxum Apará
- Conselho Indígena Tremembé de Almofala
- COPIME (Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno)
- Crioulas do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito
- FOREEIA (Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas)
- Instituto Amazonas
- Instituto Janeraka
- Instituto Kaingáng
- Instituto Perpetuar
- N’zinga Coletivo de Mulheres Negras de MG
- Rede Kalunga Comunicações
- Rede Sankofa de Morro do Chapéu – BA
- Teatroescola
*Duas instituições optaram por não ter o nome divulgado.