TOPO

Instituto Unibanco oferece formação online para coordenadores pedagógicos do Espírito Santo, de Goiás e do Piauí

06/09/2021 | Editado em 06/09/2021 15:45

Curso Ferramentas para a Gestão Técnico-pedagógica busca apoiar esses profissionais no desenvolvimento de planos e ações focados na recuperação da aprendizagem dos estudantes

O Instituto Unibanco promove, em parceria com as secretarias estaduais de educação do Espírito Santo, de Goiás e do Piauí e a Elos Educacional, o curso online Ferramentas para a Gestão Técnico-pedagógica.

A formação, que tem o apoio da Universidad Diego Portales (UDP), do Chile, busca fortalecer o papel do coordenador pedagógico, como formador de professores, no desenvolvimento de planos e ações focados na recuperação da aprendizagem dos estudantes, a partir da análise dos resultados das avaliações diagnósticas realizadas pelas redes de ensino.

“A ideia de criar a formação surgiu da identificação de uma lacuna nas escolas, que era o processo de análise dos dados extraídos das avaliações de aprendizagem dos estudantes. Percebemos que precisávamos fortalecer esse processo, e uma pessoa fundamental nisso é o coordenador pedagógico. Produzimos o curso para eles, para que tenham mais facilidade ao dialogar com os professores das escolas a partir desses resultados”, explica Lisandra Saltini, da equipe de gestão do conhecimento do Instituto Unibanco.

Com carga horária de 52 horas, o curso contará com três módulos: O papel da liderança pedagógica: currículo e avaliação; Planejamento de aula; e Acompanhamento da aprendizagem.

Além disso, ao longo das atividades, serão apresentadas ferramentas que favorecem o levantamento de evidências e análise dos resultados das avaliações, além de metodologias para o fortalecimento do planejamento pedagógico, visando potencializar a aprendizagem dos estudantes, com tomadas de decisão mais assertivas.

A formação contará também com encontros virtuais, estudos, atividades práticas para aplicação dos conhecimentos e fóruns de discussão.

Ao todo, mais de 900 coordenadores pedagógicos de escolas parceiras do Instituto Unibanco no Programa Jovem de Futuro participarão da formação.

“O diferencial dessa iniciativa é que ela foi completamente pensada para se aproximar ao máximo da prática do coordenador pedagógico para que ele consiga aplicar seus aprendizados no trabalho do dia a dia. Trata-se de uma formação em serviço”, completa Lisandra.  

Compartilhe esta notícia!