TOPO

IU realiza formação para 2.300 gestores escolares

07/08/2014 | Editado em 07/08/2014 09:13

O Instituto Unibanco iniciou nesta semana a nova etapa da formação para gestores escolares das escolas participantes do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF), com o módulo “O Plano em Ação”.

Nesta fase, participam cerca de 2.300 gestores de cinco estados do país, sendo 630 profissionais do Ceará, 630 em Goiás, 250 no Mato Grosso do Sul, 360 no Pará e 500 no Piauí. A formação envolverá também representantes das Secretaria de Educação dos estados e supervisores participantes do ProEMI/JF.

Na primeira formação, foram enfatizados a reflexão e o diagnóstico dos desafios da escola, o planejamento e as ações estratégicas para enfrentá-los. Com o auxílio do supervisor do programa, os profissionais trabalharam na elaboração do Plano de Redesenho Curricular e do Plano de Ação da escola. Neste novo módulo, o objetivo é abordar o processo de implementação dos planos. O conteúdo desta formação pretende indicar elementos para o aprimoramento da rotina de gestão da escola a partir da discussão das etapas do circuito de gestão, que irão subsidiar o acompanhamento e o monitoramento das atividades propostas nos planos.

“O objetivo do encontro é fortalecer e aprimorar as práticas do grupo gestor para realizar o acompanhamento da execução dos planos de ação do ProEMI/JF, tendo em vista a melhoria de aprendizagem dos alunos”, explica Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco.

A formação, entre várias etapas, contempla a orientação sobre ferramentas e práticas de gestão com o objetivo de corrigir rotas, se necessário, e de monitorar resultados, visando à melhoria da aprendizagem dos alunos.

 

Compartilhe esta notícia!