TOPO

Instituto Unibanco realiza processo de seleção das OSCs inscritas no Edital de Fortalecimento Institucional

17/12/2020 | Editado em 17/12/2020 19:26

Das 364 organizações inscritas, 30 serão selecionadas e receberão apoio técnico e financeiro

Finalizado o prazo das inscrições, o Instituto Unibanco dá continuidade ao processo de seleção das organizações da sociedade civil participantes do Edital de Fortalecimento Institucional, que oferecerá apoio técnico e financeiro àquelas que desenvolvam ações e iniciativas voltadas para a garantia do direito à educação pública em todas as modalidades. Se inscreveram 364 organizações de todas as regiões do Brasil. Dessas, serão selecionadas 30, que receberão até R$ 50 mil por ano, durante três anos. O edital busca contribuir para o fortalecimento dessas entidades, reforçando o compromisso do Instituto com a qualidade da educação pública e a democratização do acesso a recursos para projetos educacionais em todo o País.

A primeira etapa da seleção é de caráter eliminatório, a partir da triagem de documentos enviados pelas organizações. Na sequência, será realizada a avaliação técnica do planejamento de três anos das organizações que passaram de etapa; e, por fim, haverá a seleção pelo Conselho Consultivo do Edital, composto por especialistas do Instituto Unibanco, representantes de diferentes organizações da sociedade civil, além de gestores educacionais convidados. O anúncio do resultado está previsto para o final de fevereiro no site do Edital de Fortalecimento Institucional.

Para Raíza Siqueira, coordenadora de Articulação Institucional do Instituto Unibanco:

“O fomento institucional está vinculado ao compromisso futuro de desenvolver ações de intervenção no campo da educação pública a partir da adoção de diferentes estratégias. Entre elas está a articulação de redes e desenvolvimento de parcerias com entes públicos e outras organizações da sociedade civil; a elaboração e implementação de projetos e o desenvolvimento de pesquisas, publicações, coleta e sistematização de dados, por exemplo, sempre voltados para a melhoria da educação pública”.

Desde 2015, o Instituto Unibanco promove editais em parceria com organizações de investimento social, tais como Fundo Baobá, Fundo Elas de Investimento Social, Fundação Carlos Chagas (FCC), Fundação Itaú Social, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e Instituto Maria e João Aleixo. Por meio dessas iniciativas, busca gerar coletivamente proposições para o avanço da equidade na educação pública brasileira, considerando sua multidimensionalidade e heterogeneidades regionais.

Compartilhe esta notícia!