TOPO

Lançamento do livro Avaliação de Impacto em Educação

27/05/2020 | Editado em 15/06/2020 11:49 compartilhar

 

Na próxima quarta-feira (27), o Instituto Unibanco realiza o Webinário Avaliação de Impacto em Educação: A Experiência do Jovem de Futuro. Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco; Ricardo Paes de Barros, professor do Insper; Claudia Costin, diretora do CEIPE FGV; José Alexandre Scheinkman, Professor no departamento de economia da Universidade Columbia (cadeira Charles e Lynn Zhang), e Mirela Carvalho, Gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco, participam do encontro. Na ocasião, será lançado o livro Avaliação de Impacto em Educação: A experiência exitosa do programa Jovem de Futuro em parceria com o poder público, que traz os resultados positivos do programa na educação pública brasileira.

 

Webinário do Instituto Unibanco discutirá avaliação de impacto na educação

Com a participação do Professor José Alexandre Scheinkman, da Universidade Columbia, evento virtual acontece no dia 27 de maio, pelo YouTube

O Instituto Unibanco realiza em seu canal no YouTube, na próxima quarta-feira (27), às 16h, o Webinário Avaliação de Impacto em Educação: A Experiência do Jovem de Futuro. O evento reunirá grandes especialistas para discutir o tema a partir da principal iniciativa do Instituto, o programa Jovem de Futuro.

Participam do encontro a especialista Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais- CEIPE-FGV; José Alexandre Scheinkman, Professor no departamento de economia da Universidade Columbia (cadeira Charles e Lynn Zhang); e Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, além de Ricardo Paes de Barros, economista e professor do Insper. A mediação ficará a cargo de Mirela de Carvalho, Gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco. Na ocasião, haverá também o lançamento do livro Avaliação de Impacto em Educação: A experiência exitosa do programa Jovem de Futuro em parceria com o poder público.

BAIXE O LIVRO: https://bit.ly/AvaliacaoImpactoEducacao

Jovem de Futuro

A avaliação de impacto aplicada no programa Jovem de Futuro tem uma metodologia semelhante à desenvolvida pelos economistas Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer, premiados pelo Nobel de Economia em 2019. Segundo Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, a ferramenta é imprescindível para basear políticas públicas em evidências. “A avaliação experimental é um caminho para sairmos de uma visão opiniática sobre políticas públicas. A partir de evidências, criamos um repertório bastante sólido para aperfeiçoar e gerar mais impacto ao longo do tempo, com ciclos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação e correção de rotas, que geram impactos no curto, médio e longo prazos”, explica.

Desenvolvido no Brasil desde 2007, o programa tem uma das avaliações de impacto com maior abrangência do Brasil, abarcando 1.161 escolas em 380 experimentos, em nove estados. “Temos um universo extremamente diverso e em larga escala, o que nos permite mostrar a efetividade do programa em ambientes muito heterogêneos”, completa Henriques.

As informações detalhadas sobre a metodologia e seus resultados poderão ser encontradas no livro Avaliação de Impacto em Educação: A experiência exitosa do programa Jovem de Futuro em parceria com o poder público, com lançamento durante o evento.

Webinário – Avaliação de Impacto em Educação: A Experiência do Jovem de Futuro

Data: 27 de maio (quarta-feira)

Hora: 16h

Plataforma: Canal do Instituto Unibanco no YouTube

Inscrições em: https://bit.ly/2zWB7AM

Sobre o Jovem de Futuro

Principal iniciativa do Instituto Unibanco, tem foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais por meio da gestão da educação. É implantado em parceria com as secretarias estaduais de educação, por meio de acordos de cooperação, sem transferência de recursos financeiros.  Lançado em 2007, o Jovem de Futuro já impactou aproximadamente 3 milhões de estudantes e as atividades de mais de 3 mil escolas públicas de 11 redes estaduais de ensino. Atualmente, o programa tem parceria com seis estados (CE, ES, GO, MG, PI e RN). www.institutounibanco.org.br

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br.

Compartilhe esta notícia!