TOPO

Lançamento do Marco de Gestão Escolar consolida avanços na educação do Piauí

13/04/2022 | Editado em 13/04/2022 11:43

Elaboração do documento, que sintetiza anos de avanços na educação no estado e tem como objetivo consolidar uma política educacional duradoura e coerente, contou com o apoio do Instituto Unibanco

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) acaba de lançar o Marco da Gestão Escolar do estado, que reúne subsídios para a consolidação de uma política educacional coerente, sustentável no tempo e comprometida com o desenvolvimento dos profissionais de educação, de forma que se engajem cada vez mais na promoção da qualidade da educação, com foco na aprendizagem dos estudantes. Produzido de maneira coletiva e dialogada, o documento contou com contribuições do Instituto Unibanco, por meio do Programa Jovem de Futuro, que, desde 2012, promove ações pela melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais, por meio da gestão da educação.

O lançamento foi realizado no último dia 24 de março, durante o seminário “Educação piauiense em avanço contínuo: gestão e tecnologia pela aprendizagem”, que marcou a comemoração dos dez anos de implementação do programa Jovem de Futuro no Piauí, bem como 10 anos do Canal Educação, que transmitiu o evento ao vivo. Realizado no Centro de Convenções de Teresina, o encontro contou com a participação de 578 gestores escolares.

Participaram do evento Ellen Gera, secretário estadual de Educação do Piauí; Carlos Alberto Pereira da Silva, superintendente de Educação Básica (SUEB/Seduc-PI); Elenice Nery, diretora da Unidade Técnica do Chão da Escola (Utece/Seduc-PI); Maria de Lourdes Lopes, superintendente de Ensino Superior (Seduc-PI); Rejane Palácio, da Unidade de Mediação Tecnológica (UMT-Seduc-PI); Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA/Seduc-PI); Viviane Carvalhedo, diretora da Unidade da Mediação Tecnológica (UEMTEC); Alex Moreira Roberto, da Tomara! Educação e Cultura; e, pelo Instituto Unibanco, Daniela Arai, coordenadora de Desenvolvimento da Gestão; Maria Julia Azevedo, gerente de Implementação de Projetos; Mirela de Carvalho, gerente de Gestão do Conhecimento; Jane Reolo, coordenadora de Projetos Socioeducacionais; Marcelo Santos, analista de Projetos Socioeducacionais; e Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto.

O Marco da Gestão Escolar, que aborda os temas centrais da educação para a gestão piauense, explica a importância do destaque dado à gestão escolar, além de discutir valores fundamentais para a educação local, como autonomia, equidade, foco nos estudantes e melhoria contínua. O documento também é bastante prático, servindo tanto como um guia para os gestores locais, como uma inspiração para outras redes que queiram aprender com a experiência do Piauí.

Para o superintende-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, o Marco de Gestão do Piauí mostra o amadurecimento do projeto de educação do estado e vem ajudar os gestores no enfrentamento de problemas como a desigualdade:

“Embora as leis federais tragam importantes elementos indutores, faltam parâmetros concretos que direcionem e apoiem o trabalho dos gestores nos estados. O Marco Gestor vem cobrir essa lacuna, ajudando o Piauí a enfrentar desafios e, ao mesmo tempo, promover uma educação de qualidade para todas e todos os estudantes piauienses”.

O Marco de Gestão Educacional do Piauí foi distribuído para todas as escolas públicas do Estado, bem como para as regionais de educação. Ele também pode ser acessado completo no site do Observatório da Educação, por meio deste link.

Compartilhe esta notícia!