TOPO

Nova edição do boletim Aprendizagem em Foco aborda perfil do jovem fora da escola

02/02/2016 | Editado em 02/02/2016 19:26

Nesta edição do boletim Aprendizagem em Foco, abordamos algumas das principais características dos jovens de 15 a 17 anos fora da escola, segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad)/IBGE. No total, são 1,7 milhão de jovens fora da escola, o que equivale a 16% dessa faixa etária.

A análise dos números indica que mais da metade abandona os bancos escolares antes mesmo de concluir o Ensino Fundamental. A participação ou a busca por ingressar no mercado de trabalho aparece como fator que eleva o risco de evasão, principalmente entre os homens. O mesmo se dá entre as meninas no caso de gravidez precoce (um terço das jovens que abandonaram a escola já é mãe).

Clique aqui para ler a edição do Aprendizagem em Foco

Os dados ajudam a entender o perfil do jovem que evade da escola e a identificar os momentos em que esse movimento ocorre. Devem orientar, assim, as políticas públicas que visam assegurar que todos os jovens tenham seu direito de aprender e concluir o Ensino Médio.

Boletim Aprendizagem em Foco – O boletim Aprendizagem em Foco é uma produção do Instituto Unibanco. A publicação, de periodicidade quinzenal, tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

Confira as edições anteriores do Boletim Aprendizagem em Foco

 

Compartilhe esta notícia!