TOPO

Olimpíada da Língua Portuguesa recebe inscrições até 30 de abril

12/03/2014 | Editado em 12/03/2014 14:46

As inscrições para a quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro estão abertas e vão até o dia 30 de abril. Os professores interessados em participar devem se inscrever no portal da Olimpíada (www.escrevendoofuturo.org.br), e a rede de ensino também deve aderir ao programa para validar a inscrição do professor.

O evento é realizado a cada dois anos. No primeiro, são realizadas as formações dos professores, com orientações dos materiais fornecidos e participação em encontros que estimulam a reflexão sobre as práticas educativas. O processo formativo referente a esta edição da Olimpíada foi realizado no ano passado.

No segundo ano, acontece o concurso de produção de textos. Nesta quarta edição, o processo de seleção dos textos será feito ao longo deste ano em cinco etapas – escolar, municipal, estadual, regional e por último nacional –, e serão avaliados por comissões julgadoras específicas para cada etapa.

A Olimpíada é dividida em quatro gêneros literários: poesia, para alunos do 5º e 6º ano; memórias literárias para 7º e 8º; crônicas para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio; e artigos de opinião para alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país. O objetivo é desenvolver a prática de ler e escrever dos estudantes.

Os 20 vencedores nacionais serão anunciados em Brasília, no mês de dezembro. Os prêmios serão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora para os alunos e professores escolhidos, e as escolas desses estudantes serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de um projetor, telão e livros.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Vencedora

Olimpiada_02

A estudante do Rio Grande do Norte, Taiana Cardoso Novais, foi uma das vencedoras da edição de 2012. A potiguar participou da Olimpíada de 2010 e foi uma das finalistas. “Já tinha participado, mas não ganhei, então eu estava tentando não criar expectativas demais em 2012, embora eu estivesse otimista. O sentimento é praticamente indescritível, eu realmente não esperava que fosse ser escolhida”.

O tema da última Olimpíada foi “Lugar Onde Vivo”, e Taiana escreveu um artigo sobre a prostituição em Natal, texto que lhe trouxe a vitória. “Você pode conseguir o que quiser com garra e determinação. Não fui campeã em 2010, então em 2012 treinei mais, escrevi mais artigos. O processo de preparação foi bem mais intenso, até porque eu considero artigo um dos gêneros mais complexos. Aprendi que o que importa é não desistir. Ninguém nasce sabendo, portanto é só questão de batalhar pelo quer”, afirma a estudante.

Compartilhe esta notícia!