Universidade do Sul da Califórnia realiza palestra sobre Criatividade e Inovação na Educação no Instituto Unibanco
A Universidade do Sul da Califórnia realizou na manhã desta terça (23), em São Paulo (SP), a palestra “Criatividade e Inovação na Educação”, proferida pelo professor Robert Filback, Diretor do programa de Doutorado Executivo em Educação da instituição. O encontro contou com apoio institucional do Instituto Unibanco, que sediou o evento. Foram convidados representantes das secretarias municipais de Educação da Região Metropolitana de SP.
O especialista abordou a questão da criatividade a partir da perspectiva adotada no curso sobre o tema ministrado na Universidade. “Definimos criatividade como um tipo de capacidade que propõe algo novo e que seja significante para as pessoas”, explicou. Contrariando o senso comum de que a criatividade é algo inato, Filback destacou ainda que o curso parte do pressuposto de que se trata de uma habilidade que pode ser aprendida.
Para ilustrar formas possíveis de promover a criatividade no contexto escolar – que se caracteriza pela “uniformidade” e “padronização”, nas palavras do especialista – o professor apresentou algumas iniciativas. Uma delas é o “Sharkfinder”, que envolve estudantes em um projeto de pesquisa de catalogação de fosseis de tubarões.
A profa. Jennifer Crawford, da mesma Universidade, também fez uma breve apresentação sobre as pesquisas que vem sendo desenvolvidas na instituição sobre ações de inclusão bem sucedidas nas escolas. Ela ressaltou a importância dos programas de formação de professores encararem o docente como um “intelectual transformador”: “Ele é responsável pela comunidade de aprendizagem na escola. Não é um mero transmissor de conhecimento”, afirmou.