Profissionais da rede estadual capixaba participam de seminário sobre avaliações educacionais
Em 23 de agosto, a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU-ES) e o Instituto Unibanco promoveram o “Seminário de Gestão Escolar – Avaliações educacionais: o papel do diretor no monitoramento e na promoção da aprendizagem”. O evento teve como foco abordar as características e as propriedades das avaliações educacionais, seus usos pedagógicos e sua contribuição para melhoria dos resultados educacionais entre os estudantes no contexto do pós-pandemia. Mais de 700 profissionais da rede participaram do encontro, entre diretores escolares, técnicos das regionais e membros do órgão central da secretaria.
Ao abrir a programação, Vitor de Angelo, secretário de Educação do Espírito Santo, destacou o papel fundamental dos diretores e das diretoras escolares no avanço da educação estadual capixaba. “Fazer gestão é conseguir organizar, coletivamente, os esforços individuais para dar sentido àquilo que é feito em cada sala de aula, em cada escola e na rede toda. Assim, poderemos alcançar o nosso objetivo, que é fazer com que os nossos estudantes aprendam para além do esforço de cada professor, de cada professora”, explicou.
O seminário também destacou a importância da atuação dos gestores no preparo e na mobilização dos estudantes para as avaliações educacionais marcadas para este semestre: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). “Quando trazemos um tema como a avaliação, temos um duplo desafio: garantir que os alunos acessem o conhecimento e tenham domínio sobre isso e, ao mesmo tempo, que se sintam seguros para expressar, na avaliação, seja o Saeb, o Paebes ou as provas bimestrais, aquilo que eles sabem”, afirmou Maria Julia Azevedo, gerente de implementação de programas e projetos educacionais do Instituto Unibanco. “Reunir profissionais aqui e agregar conhecimento é uma maneira de nos mobilizarmos para orquestrarmos essas condições para os estudantes”, complementou.
Em sua fala, o governador Renato Casagrande, reafirmou o compromisso do governo com o avanço contínuo da educação capixaba. “A Educação está no centro do nosso projeto de governo. Vocês podem contar comigo e eu conto com vocês para que possamos formar um projeto coletivo para que todas as nossas escolas, e não apenas algumas, sejam de excelente qualidade. Vamos seguir fazendo investimentos e dando condições para que a gente possa conquistar cada vez mais bons resultados”.
Em seguida, os profissionais presentes no seminário tiveram a oportunidade de assistir à fala de Ana Cristina de Oliveira Prado, professora da UNIRIO e membro do Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação (CPTE), sobre práticas de gestão, liderança educativa e qualidade da educação; e à palestra “Saeb e Ideb: Instrumentos, procedimentos e análises”, ministrada por Manuel Palácios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por fim, o encontro contou ainda com a participação do professor e filósofo Leandro Karnal, que discursou sobre o papel da gestão escolar para o atingimento das metas institucionais.
Para Íria Karla Silveira, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Germano André Lube, localizada em Serra (ES), o encontro foi bastante positivo por destacar o papel pedagógico da gestão neste período de avaliações. “A fala da Ana Cristina, sobre acompanhamento pedagógico, foi muito boa. Um diretor, mesmo com todas as atividades administrativas, precisa ficar atento à questão pedagógica, participar das reuniões de fluxo com os professores, para acompanhar de perto o andamento das práticas pedagógicas na escola”. A diretora contou também um pouco da mobilização de sua escola na preparação para as avaliações. “Nossas atividades envolvem ações de busca ativa dos estudantes e um simulado que, neste ano, será digital. A partir dos resultados desse simulado, que nos mostrará os descritores em que os estudantes têm menor assertividade, vamos oferecer aulões para mitigar o problema nas avaliações futuras”, explicou.
O Saeb 2023 será aplicado em todo o território brasileiro de 23 de outubro a 10 de novembro. A prova é direcionada a estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. O Paebes, por sua vez, será realizado de 6 a 14 de novembro. Devem participar estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio das escolas da rede estadual de educação capixaba.