TOPO

Programa Jovem de Futuro comemora 10 anos em Goiás

05/04/2022 | Editado em 05/04/2022 16:33

Parceria firmada em 2012 está presente em 568 escolas do estado e já beneficiou mais de 184 mil estudantes

O Jovem de Futuro completa uma década de parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO) em 2022, comemorando importantes avanços na educação no estado. Uma iniciativa do Instituto Unibanco, o programa visa melhorar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio e sua permanência na escola por meio da gestão educacional orientada para o avanço contínuo da educação pública.

Parceiro da Seduc-GO desde 2012, o Jovem de Futuro apoiou Goiás a evoluir no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na etapa, que saltou de 3,6 em 2011 para 4,7 em 2019, tornando-se o estado com o maior índice para o Ensino Médio no Brasil.

Para contar um pouco desses avanços, convidamos Patrícia Morais Coutinho, engenheira de profissão e que trabalhou na implementação do Jovem de Futuro no estado e hoje integra a equipe da Seduc -GO, como superintendente.

Para Patrícia Coutinho, metodologia desenvolvida pelo Instituto Unibanco já é parte integrante da Educação no estado

Patrícia conta que o início do projeto no estado não foi fácil, por conta da resistência de muitos gestores.

“Foi preciso conquistar esse espaço, esse campo de confiança para podermos entrar”, relata. Porém, em pouco menos de um ano, as mudanças começam a ser sentidas e a desconfiança ficou para trás.

A superintendente também conta que, entre 2013 e 2014, o Jovem de Futuro funcionava em parceria com o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), do MEC, que direcionava recursos para as unidades. Para isso, a escola precisava apresentar um plano para empenhar os repasses federais e o programa ajudava na elaboração desses planos.

Em 2016, o programa já havia encerrado a parceria com o MEC e passado a focar ainda mais em gestão e busca por resultados. “Eu passo a ser líder de projeto do Circuito de Gestão aqui no Estado de Goiás”, lembra Patrícia, explicando também que o circuito é uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Unibanco com atuação nas três esferas do ensino: escolas, regionais e secretarias. “Tanto secretarias quanto regionais e escolas possuem suas metas, executam e monitoram planejamentos, corrigem rotas e fazem o compartilhamento das boas práticas”, explica.

Variação do Ideb de Goiás e do Brasil. Fonte: Relatório de Atividades – Jovem de Futuro – 2020 – Goiás

Agora em 2022, com a consolidação da metodologia na rede, a Seduc-GO lança o Circuito de Gestão Goiano, que marca a transferência da tecnologia do Jovem de Futuro para o estado. “O Instituto continua oferecendo apoio, assessoria técnica, consultoria, mas, cada vez mais, é o estado que faz as formações, pega o Circuito de Gestão e traz as suas especificações para dentro”, conclui Patrícia.

Comemoração tripla

Além de Goiás, outros dois estados brasileiros também comemoram 10 anos de implantação do Jovem de Futuro em 2022, todos com grandes resultados: Piauí e Ceará. No caso do Piauí, já está disponível uma reportagem contando essa história, que pode ser acessada aqui.

Para mais informações sobre a história e os resultados do Jovem de Futuro em Goiás, acesse o Relatório de Atividades – Jovem de Futuro – 2020 – Goiás aqui.

Compartilhe esta notícia!