Secretaria de Estado da Educação do Piauí realiza Pactuação de Metas para 2023
Evento promovido em parceria com o Instituto Unibanco foi sediado em Teresina e recebeu 120 profissionais da rede estadual de educação
Em 24 de maio, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) realizou, em parceria com o Instituto Unibanco, a Reunião de Gestão Integrada (RGI) 2023, que reuniu gestores da Seduc para dialogar sobre Pactuação de Metas e o novo Projeto Censo Escolar 2023 no auditório do Hotel Metropolitan, em Teresina. A programação faz parte do calendário anual da pasta, um momento muito importante para o planejamento de estratégias que visam ao avanço e ao fortalecimento da educação piauiense.
O evento, que teve como público-alvo gerentes regionais, coordenadores de ensino, coordenadores de gestão e inspeção, técnico de banco de dados e equipe Seduc-PI, contou com a participação de Rodrigo Torres, superintendente de gestão da Seduc-PI, representando o secretário da Educação Washington Bandeira; de Viviane Carvalhedo, superintendente de gestão da Educação Básica e Superior da Seduc-PI; e de Maju Azevedo, gerente de Implementação de Programas e Projetos Educacionais do Instituto Unibanco.
Ao abrir o encontro, Rodrigo destacou a importância do protocolo de ações para o planejamento e alcance das metas estabelecidas pelo Governo do Estado. “É uma oportunidade de alinhar, junto aos gerentes regionais, ações como a política de segurança nas escolas, o repasse de recursos do Pactue, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), orientações sobre o transporte escolar e diretrizes para o preenchimento do Censo Escolar. Essas medidas visam fortalecer a comunicação e estreitar as formas de colaboração entre a Seduc e as Gerências Regionais de Educação (GREs)”, esclareceu.
Maju Azevedo, por sua vez, parabenizou o compromisso da Secretaria no avanço da educação pública do estado. “Essa intensificação de pensar a educação da população piauiense, considerando todo o conjunto de crianças, adolescentes e jovens, demonstra a responsabilidade da Secretaria e torna possível ter uma visão nítida e confiável do estado, o que colabora para que o conjunto de dirigentes da secretaria seja mais eficaz e efetivo em suas decisões”, afirmou. Segundo ela, o Piauí tem avançado na melhoria da aprendizagem, mas deve conquistar mais celeridade.
“Nós, do Instituto Unibanco, estamos nesse diálogo com a Secretaria Estadual há dez anos. É uma honra ter acompanhado esse processo, já que o Piauí, no campo educacional, é um estado que continuamente melhorou o seu desempenho, mas numa velocidade aquém da necessária. Agora o passo que estamos dando juntos é mudar essa velocidade”, completou.
Na ocasião, foram detalhados o planejamento estratégico junto às escolas, as metas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o Novo Projeto Censo Escolar 2023, a apresentação de novas funcionalidades no iSEDUC Acadêmico, bem como orientações sobre o transporte escolar.
Com informações da Ascom da Seduc-PI