Seduc-RS amplia programa de gestão para mais 650 escolas
A rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul deu início, em 16 de setembro, ao embarque de 650 escolas do Ensino Fundamental II no Programa Jovem de Futuro. Com uma apresentação ao vivo transmitida pelo canal da Secretaria de Educação (Seduc-RS) no YouTube, a nova etapa foi anunciada pela Secretária Raquel Teixeira, e apresentada em detalhes pelo subsecretário de Desenvolvimento da Educação Marcelo Jerônimo.
A Secretária ressaltou a importância da busca por equidade com o propósito de promover justiça social. “Se analisarmos quais são os estudantes que ficam pelo caminho, são os mais vulneráveis: os mais pobres, negros, pardos e indígenas, exatamente aqueles que precisamos incluir se queremos, de fato, construir um país mais justo e com igualdade racial”, declarou.
Marcelo Jerônimo seguiu a apresentação com a agenda das atividades. Ele explicou aos gestores participantes a origem e os objetivos do Jovem de Futuro, com destaque para o combate às desigualdades que afetam o processo de aprendizagem. Outra questão ressaltada foi a importância do aprendizado contínuo, que é um foco do programa.
Marcelo lembrou ao público do evento que, para alcançar a equidade, o maior esforço precisa estar concentrado nos mais frágeis e que a liderança escolar precisa olhar com atenção para essa questão.
Cronograma de implementação
Para as escolas que acabam de embarcar no Jovem de Futuro, o próximo passo será a realização de um curso de formação e assessoria técnica para conhecer e usar o Sistema de Gestão para o Avanço Contínuo da Educação (Sigae), plataforma de monitoramento das etapas do Circuito de Gestão CdG que permite planejar, acompanhar e avaliar a gestão com ações em tempo real.
O curso de formação tem formato assíncrono e apresenta a trilha digital do CdG com foco nas perspectivas de uso do Sigae. Ele ocorre de 16/09 a 01/11 para diretores escolares, supervisores e orientadores pedagógicos, com duração de oito horas.
Também há outras estratégias formativas programadas: entre os dias 29 e 31 de outubro, será realizada uma nova apresentação ao vivo no YouTube, para o encerramento desta etapa de embarque do Ensino Fundamental II no Jovem de Futuro. No próximo ano, serão definidas as datas de formações presenciais para o trio gestor e de início da implementação do Circuito de Gestão.
Como observou Marcelo Jerônimo, as evidências do Jovem de Futuro comprovam que é o trabalho dos gestores que traz a diferença e que são eles que podem fazer essa diferença.
Histórico do Jovem de Futuro no RS
Criado em 2007, o Jovem de Futuro é um programa do Instituto Unibanco implementado em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação. Possui como objetivo a melhoria da qualidade de ensino e o combate à desigualdade por meio de métodos e instrumentos de gestão educacional.
Sua metodologia, o Circuito de Gestão (CdG), está baseada nos princípios do PDCA, que busca a melhoria contínua dos processos seguindo o ciclo de quatro ações – planejar, fazer, checar e agir – que devem ser repetidas e avaliadas até alcançar seus resultados.
No Rio Grande do Sul, o Jovem do Futuro começou a ser implantado em 2023, alcançando 696 escolas do Ensino Médio. Agora, o programa chega a mais 650 escolas estaduais, que oferecem exclusivamente os anos finais do Ensino Fundamental.