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Seminário discute resultados de pesquisa sobre educação integral e Ensino Médio

11/12/2015 | Editado em 11/12/2015 11:43

Durante a última terça-feira dia, 08 de dezembro, o Centro de Referência em Educação Integral e a Associação Cidade Escola Aprendiz realizaram na sede do Instituto Unibanco em São Paulo, o Seminário Técnico Gestão Escolar para a Equidade. O objetivo do seminário foi levantar elementos e apresentar a primeira etapa da pesquisa: “Políticas Públicas e Gestão Escolar para a Equidade e Desenvolvimento Integral no Ensino Médio”. O estudo foi desenvolvido pelos três parceiros.

O evento reuniu representantes de organizações sociais, pesquisadores de educação e membros de movimentos sociais para discutir e revisar os resultados obtidos. O estudo foi realizado a partir de um levantamento de produção acadêmica e uma pesquisa jornalística que identificou práticas nacionais e internacionais de educação integral. Ângela Oliveira, pesquisadora responsável pelo levantamento da produção acadêmica, e Daphne Melo, responsável pela pesquisa jornalística ressaltaram a dificuldade de encontrar produções e experiências de educação integral no Ensino Médio. O escopo final da pesquisa contou com 15 artigos e 29 experiências nacionais e internacionais.

Ana Lucia Sanches da Secretaria Municipal de Educação de Santo André, Juarez Dayrell, Universidade Federal de Minas Gerais, Ana Paula de Oliveira Corti do Instituto Federal de São Paulo e Elie Ghanem da Universidade de São Paulo atuaram como pareceristas convidados e fizeram reflexões sobre os resultados e a metodologia utilizada na pesquisa. O evento contou com a presença de gestores de escolas de educação integral que compartilharam as experiências e desafios vividos em suas escolas.

A segunda parte do evento convidou os participantes para discutir os eixos temáticos identificados na pesquisa: Trabalho e Renda, Raça e Etnia, Inclusão das Pessoas com Deficiência, Território e Inclusão Social e Gênero E Diversidade. As discussões e reflexões do seminário servirão de insumos para o aprofundamento do estudo em suas próximas fases.

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