TOPO

Seminário em Vitória reforça importância do uso de avaliações e evidências científicas na gestão das escolas públicas

29/11/2016 | Editado em 29/11/2016 11:53

Como as avaliações de impacto podem contribuir com a melhoria da escola pública? Quais são os desafios e ganhos possibilitados pela produção de conhecimento no campo da avaliação e no uso de evidências? Com o intuito de refletir e debater questões como essas, a Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (Sedu) e o Instituto Unibanco realizam nessa quarta-feira (dia 30/11) o Seminário Estadual Gestão Educacional: Evidências e Tomada de Decisão, em Vitória (ES).

O evento deverá reunir em torno de 300 participantes, entre diretores de escolas que fazem parte do Jovem de Futuro, desenvolvido no estado pelo Instituto Unibanco e a Sedu, e de outras 74 unidades que entrarão no projeto no ano que vem, além de supervisores, equipe de gestores da Secretaria de Educação e das superintendências regionais.

O secretário de Educação do Espírito Santo, Haroldo Rocha, fará a abertura do evento, às 9h. Em seguida, a gerente de Desenvolvimento de Projetos do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo, fará apresentação  sobre “A importância do uso de evidências na gestão – Reflexões a partir do Jovem de Futuro”.

A expectativa é que o seminário contribua para que os profissionais da educação no estado, sobretudo aqueles que atuam diretamente na gestão das escolas da rede pública, percebam o valor do uso de avaliações externas, estudos, pesquisas e evidências científicas em seu processo de tomada de decisão. “Ao final do dia, esperamos que os gestores sensibilizem-se e reconheçam a importância de olharmos com atenção para novas maneiras de aperfeiçoar a gestão escolar, pois isso pode se refletir na melhoraria dos resultados de aprendizagem dos jovens”, observa o superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.

Os desafios e possibilidades do uso de evidências na gestão educacional também serão discutidos pelos seguintes especialistas: o professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Ricardo Madeira, a Professora do Departamento de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Telma Vinha e o Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) Manuel Palácios.

No período da tarde, também haverá a produção de trabalhos em salas e uma plenária com todos os participantes.

PROGRAMAÇÃO
Manhã – 8h30 às 12h30
– Credenciamento
– Abertura: Haroldo Rocha – Secretário de Educação do Espírito Santo
– “A importância do uso de evidências na gestão – Reflexões a partir do Jovem de Futuro” – Maria Júlia Azevedo – Instituto Unibanco

– Mesa redonda – diálogos sobre a produção e o uso de evidências na gestão educacional
Ricardo Madeira – Professor de Economia da Universidade de São Paulo e pesquisador associado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Manuel Palácios – Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).
Telma Vinha – Professora do Departamento de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Universidade Esta¬dual Paulista (Unesp).
Moderador – Andressa Buss Rocha – Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo.

Tarde – 14h às 17h30
– Trabalho em salas – “Desafios e possibilidades do uso de evidências na gestão educacional”
– Plenária: compartilhamento das produções das salas de trabalho
– Avaliação e Encerramento

SERVIÇO:
Seminário Estadual Gestão Educacional: Evidências e Tomada de Decisão
Local: Centro de Convenções de Vitória
End.: Rua Constante Sodré, 157 – Santa Lucia – Vitória (ES)
Data: 30/11/2016
Horário: das 8h30 às 18h

Compartilhe esta notícia!