TOPO

Seminário Equidade e Educação Integral no Ensino Médio

03/08/2016 | Editado em 03/08/2016 15:45

Como trabalhar com jovens do Ensino Médio em escolas públicas do Brasil, de modo a combater desigualdades históricas que os afetam, vinculadas à raça, renda, trabalho e gênero? Qual o papel da educação integral, da escola e das políticas públicas para superar esses desafios? Essas são algumas questões a serem debatidas no Seminário Internacional Educação Integral e Ensino Médio: Desafios e Perspectivas na Garantia da Equidade, realizado pelo Centro de Referências em Educação Integral, Instituto Unibanco e Cidade Escola Aprendiz, nos dias 2 e 3 de agosto, em São Paulo.

Durante o evento, será lançado o estudo Políticas Públicas e Gestão Escolar para a Equidade e Desenvolvimento Integral no Ensino Médio, que buscou aliar produção acadêmica sobre o tema e práticas validadas de escolas brasileiras e estrangeiras. O trabalho apresenta recomendações para a Equidade e Desenvolvimento Integral no Ensino Médio, oferecendo as bases iniciais para fomentar uma discussão a partir da aproximação de fontes de saber de diferentes setores e campos de atuação em um diálogo colaborativo sobre o Ensino Médio no país. Na ocasião do seminário, será também lançado o hotsite especial do estudo.

A programação do evento também contará com as conferências “O papel da educação na superação das desigualdades”, com Juan Carlos Tedesco, ex-ministro da Educação da Argentina e docente da Universidad Nacional de General San Martín, e “Educação, juventude e equidade”, com Macaé Evaristo, secretária estadual de Educação de Minas Gerais, e Mary Garcia Castro, pesquisadora da Universidade Católica de Salvador (BA).

Compõem também a programação do seminário as mesas “Educação Integral como estratégia para superação das desigualdades”, “Marcos referenciais para a gestão escolar: como superar desigualdades a partir da escola?” e “Políticas públicas de educação integral no Ensino Médio”. Será realizado também o debate “Jovem brasileiro e escola: sentido e engajamento”, com a participação de jovens secundaristas e especialistas no tema.

Acompanhe destaques da programação diária nas páginas do Facebook:

www.facebook.com/cr.educacaointegral

www.facebook.com/institutounibanco

Compartilhe esta notícia!