TOPO

Todos pela Educação lança Anuário Brasileiro da Educação Básica 2014

02/06/2014 | Editado em 02/06/2014 09:23

Foi lançado na semana passada a edição 2014 do Anuário Brasileiro da Educação Básica, uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação e da Editora Moderna. A publicação reúne uma coletânea de indicadores educacionais e a análise desses dados. O objetivo é trazer uma melhor compreensão do atual cenário da educação no Brasil para aprofundar o debate sobre o tema, e contribuir no monitoramento do cumprimento das 20 metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE).

Além disso, o anuário oferece informações por região e estado, por etapa de ensino e os recursos disponíveis nas escolas brasileiras, como número de bibliotecas e quadras. Também traz uma série de artigos de especialistas, glossário de termos específicos da área e apresenta as principais estruturas governamentais e formas de financiamento da Educação. Os professores também contam com uma seção sobre formação, remuneração e carreira.

O capítulo sobre Ensino Médio reúne as metas determinadas pelo PNE (universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência do PNE, a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para 85%); os números de estudantes matriculados nas escolas e quantos frequentam efetivamente o curso; a desigualdade na taxa de matriculas por raça/renda; estrutura das instituições, entre outros dados.

Para fazer download da publicação, clique aqui.

 

Compartilhe esta notícia!